Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da Viarco funde-se com a história do lápis em Portugal. Desde 1936, ano do registo da marca, que a Viarco tem vindo a acompanhar os Portugueses. A empresa começou por produzir em Vila doConde, mais tarde, após alguns anos de pesquisa e consequente modernização, em 1941 a empresa muda-se para S. João da Madeira, levando consigo grande parte dos funcionários.
Desde desta altura que aViarco, tem apostado tanto nos lápis para uso normal, mas também nos de cera e outros lápis técnicos.
A importância da Viarco e sua ligação com Portugal é imensa, desde o lápis clássico da criança naescola. Até ao lápis azul da censura, que também era da marca Viarco.
2.2 BREVE ANÁLISE DO NEGÓCIO
A Viarco é a única empresa da indústria de lápis a funcionar em toda a península ibérica. Utilizamas mesmas máquinas e processos produtivos desde 1907, estes processos são em si mesmo, pelas palavras do administrador, como marketing em si. Mas este processo de produção, trás consigo outravantagem. O facto de serem máquinas antigas, torna-as mais versáteis que actuais, permitindo assim mais experimentação num curto espaço.
A Viarco encontrava-se bastante dependente da Sonae Distribuição¸ masem final de 2009 o contracto cessou. A Viarco perdeu este cliente, acarretando enormes perdas.
Mas não só na Sonae se deu uma redução, a Viarco é incapaz de competir pelo preço na grandedistribuição, onde existe uma luta pelos espaços. Esmagando assim, as margens cada vez menores da empresa.
A empresa apercebendo-se desta tendência, acabou por preparar um plano. Este consiste numa maiorexportação dos seus produtos, essencialmente na linha Artgraf (ver 3.1.1)

Actualmente a Viarco exporta apenas 15%, sendo que o mercado nacional absorve 85%.
O lápis escolar ainda é a área de negóciomais importante, sendo responsável por 50% das vendas. O lápis personalizado, é essencialmente o lápis de merchandising. O Lápis profissional, como é o lápis de marceneiro, ainda representa 25% das...
tracking img