Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

INTRODUÇÃO

Com a globalização e acesso rápido à informação, o mercado possui a sua atenção focada nos clientes, pois estão cada vez mais exigentes. Partindo desse conceito, as empresas devem se adequar para não perder o seu espaço no mercado perante os seus consumidores.

Por isso será que o marketing de relacionamento influência na fidelização dos seus consumidores?

Esse problematem como variação dependente a fidelização do cliente e como variação independente marketing de relacionamento. A delimitação são os bancos nacionais.

O objetivo geral desse trabalho é verificar se o marketing de relacionamento necessita que o cliente seja fiel para existir. Os objetivos específicos são: identificar as ferramentas utilizadas para a fidelização do cliente, se essas ferramentasutilizadas funcionam realmente com o objetivo esperado, e se as mesmas funcionam para todos os tipos de clientes.

Uma hipótese para esse problema é que se a base do relacionamento for bem estabelecida, então não haverá necessariamente a fidelização. Outra hipótese é que se o a fidelização existe a partir do marketing de relacionamento então a empresa é

2

a primeira opção do consumidorquando existe a necessidade da aquisição do produto.

O método a ser abordado é o estudo de caso, que aborda o assunto de maneira ampla e quando o contexto não está claramente definido e são utilizadas fonte de evidência.

O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhando tarefa praticamenteimpossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados. (GIL, 1999, p. 73)

Tendo natureza descritiva, pois a mesma observa a pesquisa não podendo interferi– lá.

Nesse tipo de pesquisa, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Isto significa que os fenômenos do mundo físico e humano são estudados, mas nãomanipulados pelo pesquisador. (ANDRADE, 2003, p. 124)

A finalidade da pesquisa é de tipo social, pois decorre dos desejos de conhecer pela simples satisfação de agir.

A pesquisa social pode decorrer de razões de ordem intelectual quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação para agir. (GIL, 1999, p.42)

O tipo de pesquisa utilizado é o estudo de caso, pois explica o problemabaseados em referencias teóricas já existentes.

3

O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objeitovs, de maneira a premitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante a outros tipos de delineamentos considerados. ( GIL, 1999, p.73)

7.0 Marketing 7.1 Conceito

Segundo Kotler e Armstrong (2003) e Richers (1986), omarketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades voltadas para a relação de troca, visando à satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores que são preenchidas através do ato da compra. Isso acontece devido a uma necessidade fisiológica ou psicológica das pessoas.

Partindo desse princípio, o conceito de marketing é identificar as necessidades, prever uma situação, paratrabalhar em prol do cliente e atender suas expectativas, realizar seus sonhos, provisionar novas tendências e atender aos desafios do mercado. Conhecendo e estudando as motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam o seu público alvo. É através do marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

7.2 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NASEMPRESAS

Segundo um jornal escrito pelos estudantes de universidade Aveiro (2007), em um mercado tão competitivo como o atual, existem alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado comparado com outras. O mercado é

4

quem eleva a empresa ao topo e é ele que define os critérios de procura de produtos, que definiu e re-define necessidades, que desenvolve...
tracking img