Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
CURSO DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE GESTÃO – CET-AIG
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
ANO LECTIVO DE 2010/2011
TRABALHO SOBRE
GRUPO DESPORTIVO VITÓRIA
DE SERNACHE

15 de Março de 2011

1. Introdução

Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Aplicações Informáticas de Gestão, na disciplina de Sociologia das Organizações. Nelerelatamos a história, a estrutura do Grupo Desportivo Vitória de Sernache, e também abordamos os temas a liderança e a motivação no Grupo Desportivo.
Tendo como base a matéria aprendida na disciplina de Sociologia das Organizações e indo de encontro aos principais temas desta, liderança e motivação, realizámos uma entrevista ao actual presidente do clube (Sr. António Antunes Joaquim), para conseguirmostirar algumas conclusões sobre a estrutura do clube.
Neste trabalho procuramos principalmente saber o que motiva a equipa, qual a forma de liderança e os seus objectivos, não só através dessa entrevista, mas também de várias pesquisas na internet.

2. História do clube
Em 1924 surge o Atlético Clube de Sernache que apadrinhado pelo Atlético Clube de Portugal, passou a exercer uma importanteacção junto da população na sua vertente cultural e desportiva. O Atlético estava intimamente ligado ao Grémio Recreativo Nuno Alvares, cuja sede estava situada na Rua Nuno Alvares Pereira. Sendo por isso a primeira equipe conhecida em Cernache do Bonjardim. Não existe muita informação sobre as actividades do Atlético Clube de Sernache nesta vila, mas os que na sua juventude viveram em Cernachedo Bonjardim, ainda se lembram que principalmente nas férias escolares, se reuniam diversos estudantes universitários para disputarem jogos de futebol com clubes de terras vizinhas. Com as suas actividades desportivas ao longo dos tempos, foram surgindo diversos grupos que espontaneamente se associavam para praticar desporto. Neste âmbito surge em 1948, o Grupo Desportivo Viação de Sernache, cujafinalidade da sua origem, seria a de proporcionar aos trabalhadores da Companhia Viação de Sernache, a que estava intimamente ligada, momentos de lazer e desporto. Durante a década de 40, quer o Atlético Clube de Sernache, o Grupo Desportivo Viação de Sernache e outro grupo ligado aos comerciantes locais, o União Comercial, proporcionavam à população as condições e momentos de desporto, ondepredominava o futebol como modalidade mais participada. Nesta altura quando se iniciou a expansão económica da freguesia de Cernache do Bonjardim, o Grupo Desportivo Viação de Sernache, possuía diversas modalidades desportivas, fruto da sua ligação à empresa que constituía o motor de desenvolvimento económico de Cernache do Bonjardim (que na época se escrevia Sernache do Bonjardim). Salienta-se não só ofutebol, como o Hóquei em Patins, Atletismo, Ginástica e andebol. Possuía actividades mais ligadas para a componente lúdica, como jogos de sala e automobilismo. Dentro destas a actividades, salientou-se a modalidade de futebol, onde se optou por seguir uma via de competição. Em 28 de Maio 1950 foi inaugurado o Campo Nuno Alvares Pereira, empreitada que deu muito trabalho e custeado apenas peloshabitantes locais, com destaque pela cedência do terreno pela família Moreira. Em 1957 o Grupo Desportivo Viação de Sernache, foi convidado para participar na Taça Amizade, torneio de futebol que reunia equipes de Cernache do Bonjardim, Figueiró dos Vinhos, Cabaços, Castanheira de Pêra, Sertã e Pedrógão Grande. A equipe de Cernache do Bonjardim com jovens jogadores mas aguerridos e com talento,venceu a Taça Amizade. Esta vitória foi inesperada por ser disputada com equipas de mais gabarito, deu confiança aos inexperientes atletas, levando-os a decidir no ano seguinte participar nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Castelo Branco. Com a entrada pela primeira vez nas competições de carácter oficial em 1958, o Grupo Desportivo Viação de Sernache, demonstrou um enorme...
tracking img