Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



[pic]



SALA Nº 5



NOME: TATIANA FERNANDES FRANCISCO

N.º 10 ª CLASSE



O docente: Tarciso
















SUMÁRIO


1. Introdução


2. Definição de Censo Demográfico


3. Princípios Gerais

4. Conclusão


5. Bibliografia













































• NTRODUÇÃO









Censo Demográfico

|| |


O censo demográfico é uma pesquisa em grande escala cujo objetivo é captar a maior quantidade possível de informação sobre determinada sociedade , região e setor econômico, tendo sua origem na China. No ano 2238, o primeiro dado estatístico ocorreu a partir das ordens do imperador chinês Yao, parao estudo da população e lavouras do país naqueles tempos. Outros povos como os egípcios, gregos e romanos também desenvolveram censos antes do nascimento de Cristo. Na América Pré-Colombiana , o povo inca utilizava um sistema numérico que colhia dados da população. A palavra censo é proveniente do latim “census”. Os dados obtidos no censo serve como base de dados para planejamento e ações dasadministrações públicas, detectando qual região, bairro , setor da economia, e classe social mais necessita de ações do governo. Também é utilizado por ONG´s, universidades , centro de estudos, empresas e profissionais liberais para análises, ensino e planeamento de mercado.



O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, taiscomo o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.
Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dadosdemográficos, económicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território O censo demográfico é um processo de obter informação sobre a totalidade dos membros de uma dada população (não tem de ser, necessariamente, uma população humana). Não é o mesmo que uma sondagem, em que a informação é apenas obtida a partir de uma amostra da população.Os censos são também de importância fulcral para o funcionamento democrático de uma sociedade


Os chineses e romanos elaboraram os primeiros censos conhecidos. A finalidade deste trabalho na época era militar e fiscal.
O mais remoto censo que se tem notícia é o da China, que teria ocorrido em 2238 a.C., quando o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas. Háainda registros de um censo realizado na época pouco anterior a de Moisés, cerca de 1700 a.C., e de que os egípcios faziam recenseamentos anualmente, no século XVI a.C[1].
Na Antiga Roma era o censor que mantinha o moral público, e levava ao governo central as informações sobre o estado geral da população.
Algumas obras dizem que foi no século XVII a primeira tentativa de elaborar um censo por umEstado, executando de forma organizada a contagem fidedigna da população. Documentado, porém, sabe-se que foi na Suécia no ano de 1749, já no século XVIII, que foi elaborado o primeiro recenseamento demográfico de maneira que permitisse conhecer com precisão o número e a classe social de seus cidadãos.
A nível internacional, a partir do século XX tentou-se que os países que ainda não o haviam feito,realizassem uma contagem periódica da população, recomendando-se que por acordo internacional, se adoptassem regras comuns na recolha, apuramento e apresentação dos dados, de modo a tomar validas as comparações que se pudessem vir a fazer entre as estatísticas de diferentes países.
Durante a Segunda Guerra Mundial muitos países, devido aos conflitos, viram-se impedidos de realizar recenseamentos...
tracking img