Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Gestão de Marketing, do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação do Gian Riccardo A Richetti.

São Paulo
2010

Introdução

Ao longo desta pesquisa iremos comparar diferentes bandeiras de supermercados (Pão de Açúcar e Compre Bem), e Hipermercados (Extra) da rede Grupo Pão de Açúcar.
Serãoanalisadas questões sobre o Composto Mercadológico, Precificação, sinalização, utilização da área de vendas e merchandising, como também situações que influenciem o processo de decisão de escolha, compra e satisfação do cliente.
A maneira e local de exposição dos produtos agregam valor à escolha do consumidor, pois o mesmo chega ao local de compra com apenas 15% pré-selecionado em suas opções. 85%das decisões de compra são realizadas no ponto de venda, isso torna a ambientação da Loja e toda ação mercadológica de suma importância para a realização de um processo de venda bem sucedido.
Também veremos como é nítida a diferenciação de sortimento de produtos e estratégia de captação de publico alvo através das diferentes bandeiras analisadas.

COMPRE BEM SUPERMERCADOS
Unidade: AvenidaGeneral Olímpio da Silveira, 414
Santa Cecília - São Paulo SP
Hora da visita: 15h00min
Gerente: Não conseguimos contatá-lo (a)

Dupla: Bianca Passuello e Maria Carusso

a) Descrevam suas impressões gerais sobre a loja. O que mais chamou a atenção positivamente?

Ao entrar notamos que não havia uma grande preocupação em relação ao ambiente, pois não conseguimos identificar umareceptividade que de fato nos atraísse para o local, além da idéia primária de comprar, pagar e ir embora. O salão de entrada nos pareceu um pouco sujo e concluímos que se tratava de um supermercado voltado diretamente para a compra em si e não para a comodidade. O que mais nos chamou atenção positivamente foi o grande número de informações a respeito das facilidades na forma de pagamento. Onde a maioriados anúncios de entrada eram diretamente voltados para as informações de crédito acessível ao consumidor.

b) Além do supermercado, que outros serviços são oferecidos no mesmo espaço?

Logo na entrada antes mesmo dos caixas, o ambiente possuía algumas lojas que nos pareceu serem alugadas pelo próprio supermercado. Uma oferecendo lanches e na outra alguns tipos de bijuterias como tambémserviços de afiador de facas e alicates. Ao nos informarmos melhor, concluímos que não havia qualquer relação entre os serviços prestados nas demais lojas com os serviços do supermercado.

c) Quais foram suas “surpresas” com relação ao que encontraram por lá?

Particularmente nos surpreendemos com os insetos que livre circulavam pelo ambiente, com a falta de prontidão no atendimento como tambémcom a falta de capacitação vinda de alguns dos funcionários que lá estavam.

d) Houve algum(ns) ponto(s) que julgaram negativo(s) para o(s) qual(ais) vocês sugeririam atenção especial?

Julgamos negativo o aspecto de limpeza do ambiente como também a falta de interesse e prontidão dos funcionários em ajudar com algumas dúvidas básicas dos clientes. Do tipo;
Localização de produtos, preços,promoções, dentre outras.

e) Como é feita a distribuição física dos produtos na loja? Há uma ordem lógica na disposição dos mesmos? Imaginem uma “compra de mês” feita nessa loja. A disposição da loja contempla um menor esforço físico do cliente?

A loja possui uma boa distribuição física, apesar de posicionar bebidas pesadas, tais como garrafas pets em um extremo da loja e Tetra Paks(contendo leite, sucos e etc.) de outro.
Tirando isso, julgamos que a disposição de produtos contempla um menor esforço físico do cliente.

f) A colocação dos produtos nas gôndolas foi cuidadosa? Os rótulos eram visíveis?

No decorrer dos setores notamos que muitas vezes os produtos oferecidos nas gôndolas não condiziam com as etiquetas de preços. A desorganização era notória principalmente no...
tracking img