Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Hoje em dia, é normal vermos celebridades e figuras publicas nos anúncios publicitários, normalmente nos anúncios das grandes marcas por serem aqueles que mais disponibilidade financeira dispõem.
A persuasão e a influencia exercida por essas pessoas na sociedade é extraordinária e as marcas usam-na para tornar os seus produtos e serviços mais credíveis e aceites por parte daspessoas que exigem o melhor. Como exemplo, se o jogador, o actor ou o apresentador de televisão usa aquele produto ou serviço, isso é sinal da qualidade que essas pessoas exigem e os consumidores vão adquirir encontrando nessa mensagem um sinal de segurança e confiança.
Como sabemos a imagem é cada vez mais importante na nossa actualidade e isso não se aplica apenas à boa aparência das pessoas. Asmarcas têm a necessidade de manter credibilidade e reputação caso já estejam bem implementadas no mercado. No caso das novas marcas estas, sabem que estão inseridas num mundo comercial competitivo logo, têm a preocupação de se afirmar e mostrar que os consumidores podem confiar nos seus produtos, assim como determinadas celebridades confiam.
Este trabalho têm como principais objectivos analisaresta parte do mundo publicitário, perceber o porquê da influência das celebridades nos consumidores, bem como a aderência das marcas a essa estratégia.



celebridades
uma celebridade é uma pessoa totalmente reconhecida pela sociedade. A palavra deriva do latim celebritas, sendo também um adjectivo para celebre, que quer dizer famoso celebrado. Nos Estados Unidos este termo é usado comosuperstar para caracterizar uma celebridade.
A fama é o pré-requisito para o status da celebridade, mas nem sempre chega, ou seja, "infâmia", um perfil que é igualmente reconhecido, mas como mau exemplo, o antónimo de fama, que parece ter caído no uso comum. Nos tempo em que vivemos até um criminoso pode ser considerado famoso, mesmo não sendo necessariamente celebridades, o perfil requer umapresença activa nos média, enquanto que o crime normalmente requer publicidade.
No século XXI, a celebridade é cada vez mais um termo abrangente porque tudo o q aparece no ecrã pode vir a tornar-se uma celebridade, ate mesmo os desenhos animados.
Na nossa actualidade podemos fazer uma lista indeterminável das pessoas ou personagens consideradas celebridade, desde actores, atletas de alta competição,cantores, políticos, apresentadores até à comum figura escolhida para representar num anuncio publicitário (Ok Teleseguros).
Em regra geral não são só os media que tornam essas pessoas celebridades, existem muitas pessoas que seguem as sua carreiras de uma forma muito atenta e que são vulgarmente apelidados de fãs. Actualmente parte dos cantores, jogadores de futebol, apresentadores têm clubesde fãs, uma moda que pensa-se ter começado nos Estados Unidos, com bandas e artistas dos anos 60. Os marketeers dessa altura começaram a explorar esses novos campos e iniciaram o lançamento de produtos com celebridades, basicamente o que hoje em dia se chama de merchandising.
Com o passar dos anos e com a sua evolução, um novo conceito surgiu, em grande parte por culpa das pessoas, por algumacaso ou oportunidade, se tornam celebridades muito rápido, como também muito rapidamente são esquecidas pelo publico. Para este tipo de casos utiliza-se a expressão celebridade instantânea.
Uma celebridade instantânea é uma pessoa que antes não famosa, que ganha uma certa notoriedade de maneira rápida e por vezes devido a algum escândalo, a um programa televisivo ou a algum facto de grande coberturatelevisiva. Como a fama vem de uma forma muito repentina, as celebridades têm uma certa dificuldade em a manter durante muito tempo. Como exemplo, verifica-se o caso dos reality shows onde os participantes ficam famosos mas com o tempo acabam por cair no anonimato.
Todos estes aspectos contribuem para que as marcas apostem cada vez mais nas celebridades para a representação ao publico do seu...
tracking img