Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O marketing de relacionamento pressupõe, segundo McKenna (1993), a interatividade, a conectividade e a criatividade, para que o cliente realmente possa ser parte da estratégia da organização no planejamento de produtos e serviços de valor em um processo dinâmico e contínuo. Ações de marketing não comprometidas com o feedback de mercado não estão alinhadas com a estratégia demarketing de relacionamento.
O feedback dos clientes desenvolve a capacidade dos administradores de terem intimidade com o mercado, a ponto de poderem prever as reações destes diante das mudanças ambientais.
O relacionamento buscado pela empresa junto aos clientes através de uma permanente conquista, declara que existem vários fatores que influenciam a boa performance financeirada empresa, entendendo que a fidelidade é o mais importante. É preciso reconhecer que o valor do cliente é maior do que o valor de sua compra, o que dá a certeza do seu retorno ao longo do tempo, e que, por outro lado, a aquisição do cliente é bem mais cara do que a sua manutenção, voltando, assim, a fidelidade a ser um requisito de grande relevância.
Portanto, se a empresa deseja manter umbom relacionamento com os seus clientes, é preciso saber, inicialmente, o que é importante para eles, o que, a seu ver, é relativamente fácil, porquanto todos, afinal, num determinado momento, são clientes. Além disso, é importante destacar que o relacionamento traz entendimento, participação e envolvimento com o trabalho, faz empresas oferecerem melhores serviços e condições. Faz clientessentirem-se mais acolhidos e atendidos. E claro, o relacionamento se desenvolve nos contatos entre pessoas dentro da empresa e nas interações com clientes, fornecedores e distribuidores.
O trabalho tem como objetivo geral apresentar um estudo sobre a importância do marketing de relacionamento e, analisar um programa de marketing de relacionamento em uma empresa varejista, no setor de matéria.selétricos.
Como objetivos específicos, o trabalho pretende:
- Conceituar o marketing de relacionamento
- Apresentar a importância do relacionamento entre a empresa e cliente, baseado na informação colhida antes, durante e após qualquer contato, aliado a tecnologia da informação.
- Analisar o programa de marketing de relacionamento em uma empresa comercial no setor devarejo.
O marketing de relacionamento pode ser considerado como uma estratégia que visa construir uma preferência por uma organização com seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho dessa organização e para resultados sustentáveis. A utilização de várias ferramentas do marketing, integradas, ou seja, são várias estratégias visando única e exclusivamente o entendimento.1. JUSTIFICATIVA
O marketing de relacionamento hoje é uma das mais importantes ferramentas para a fidelização de clientes nesse mercado tão competitivo. O marketing de relacionamento agrega valor ao consumidor que ganha em confiança e satisfação de saber que vai ser bem atendido, bem orientado e que está comprando produtos de qualidade e o revendedor que terá a certeza de um cliente fiela ele ou a sua marca que com certeza com a sua satisfação voltará mais vezes e indicará outras pessoas para que possam adquirir seu produto ou serviço.

PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO
Esse programa informa Naisbitt (1990), buscam por meio de campanhas de persuasão customizada construir e manter a fidelidade dos clientes e consumidores. A fidelização de clientes é basicamente constituída pelorelacionamento constante, diferenciado e personalizado com os mesmos.
Exemplo de programas de fidelização, podem ser encontrados na AZ Tintas, cada cliente que compra na empresa é cadastrado e em cada aniversário é mandado uma mala direta com um parabéns e dando descontos especiais para compra de algum produto naquele mês de aniversário.
Outro exemplo é o programa “comprador...
tracking img