Marketing e o relacionamento com cliente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 Marketing: administração de relacionamentos lucrativos com o cliente

Marketing não é apenas venda e propaganda, como a maioria das pessoas pensam, esses são só uma pequena parte do processo que envolve o marketing.
O marketing envolve uma rede de profissionais que são responsáveis por atender as necessidades e desejos dos clientes, por sua satisfação e pelo cumprimento daspromessas feitas aos clientes pela organização. Esses profissionais competem pela atenção e pela fidelidade de compra do cliente, com a finalidade de atrair novos sem esquecer-se dos atuais.
Os processos de marketing são cinco; (1) necessidades, desejos e demandas; (2) ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências); (3) valor e satisfação; (4) trocas e relacionamentos e (5) mercados.

Necessidades, desejos e demanda dos clientes.
As empresas dirigem pesquisas para saber as necessidades, desejos e demandas, para serem mais precisas no agrado ao cliente, saber o que se precisa de maneira bem direta.
As necessidades: é o que se precisa, desejos: é o que se quer, e o objeto que satisfará as necessidades quando sustentados pelo poder de compra, o desejo vira demanda.

 Ofertas aomercado- produtos, serviços e experiências
Os profissionais de marketing hoje devem fazer com que os clientes agreguem valor ao produto ou serviço, através de experiências proporcionadas por esses, além da venda e da qualidade, experiência como a de conscientização social, de ajudar causas nobres etc.

 Valor e satisfação
Como o marketing procura a satisfação dos clientes, é necessário tercuidado com a expectativa que esses têm sob o produto ou serviço, pode satisfazer as expectativas da minoria e não atrair uma boa clientela, ou a clientela criar muita expectativa com produto ou o serviço, e se frustrarem por não atender a expectativa. O marketing precisa está atento, pois as experiências que os clientes têm com os produtos ou serviços são dispersas entre as redes de amizades, eisso pode atrair ou afastar mais clientes.

 Trocas e relacionamentos
Relacionamento de troca com os clientes é troca do produto pelo poder de aquisição e a satisfação dos mesmos.

 Mercado
Por fim é o grupo de clientes que exercer o relacionamento de troca.

Para elaborar uma estratégia de marketing, precisa-se saber qual o mercado-alvo, e o que se pode oferecer de melhor a essecliente.
A organização decide a quem servir qual o seu tipo de cliente sem esquecer o processo (3) valor e satisfação, depois oferece a esses clientes o diferencial, uma vantagem sobre a concorrência; processo (2) ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências).
Há cinco conceitos alternativos com base nos quais as organizações elaboram e executam suas estratégias de marketing: produção,produto, vendas, marketing e orientação de marketing societal.

 Produção: define que os clientes preferem produtos com alta produção e distribuição que se tornam disponíveis e acessíveis.

 Produto: define que os consumidores preferem produtos com qualidade superior, desempenho e inovação.

 Vendas: define que os clientes comprarão uma grande quantidade de produtos da empresa se ela venderem larga escala e realizar promoções

 Marketing: define que para alcançar as metas organizacionais depende do conhecimento das necessidades e dos desejos dos clientes, e da satisfação desejada, com mais eficiência que os concorrentes.

 Orientação de marketing societal: define que a empresa deve satisfaz as necessidades e os desejos imediatos dos clientes-alvo, de um modo que mantenha oumelhore o bem-estar tanto do cliente, quanto da sociedade.

Depois de criar a estratégia de marketing, o profissional desenvolve um programa de marketing, que transforma a estratégia em ação através do mix de marketing da empresa, o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para programar sua estratégia, que é dividido em quatro grandes grupos, chamados de os 4ps do marketing: produto,...
tracking img