Marketing e pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO

Mercado é um determinado local onde os demandantes e os ofertantes se reúnem para realizar as trocas de bens ou serviços, realizando para isto o pagamento de um preço pré-determinado.

O mercado real é aquele onde os produtos são consumidos e mercados potenciais são aqueles que poderão um dia consumir estes produtos.

Os mercados podem ser identificados e definidos em razão dossegmentos específicos como grupos com características homogêneas.

O MERCADO SE DIVIDE EM:

- Mercado Total.- formado pelo universo com necessidades que podem ser satisfeitas com a oferta da empresa
- Mercado Potencial.- formado pelo universo do mercado total, porém com desejo de adquirir um bem ou serviço
- Mercado Meta.- formado pelos segmentos de mercado potencial que tenham sidoselecionados de forma especifica, como resultado da pesquisa de marketing, e que a empresa deseja e decide captar.
- Mercado Real.- representa o montante pelo qual se decidiu chegar aos consumidores do segmento de mercado meta que tenham sido captados.
PONTOS ESSENCIAIS PARA O ESTUDO DE MERCADO

CONSUMIDOR:
- Seus desejos de consumo
- Seus hábitos de compra
- Suas opiniões sobre o produto eseus benefícios
- Sua aceitação de preço, preferências, etc.

PRODUTO:
. Estudo sobre o uso dos produtos
. Testes sobre a sua aceitação
. Testes comparativos com os concorrentes
. Estudos sobre as formas, tamanho e embalagem

MERCADO:
. Estudos sobre a distribuição
. Estudos sobre a distribuição dos produtos no comércio
. Aceitação e opinião sobre os produtos nos canais dedistribuição
. Estudos sobre os pontos de venda
. Publicidade
. Pré-testes de anúncios e campanhas
. Pré estudos e pós estudos sobre a realização de uma campanha a respeito da atitude do consumidor a respeito da marca
. Estudas a eficácia da publicidade

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Segmento de mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. O mercado total é feito de grupos comnecessidades específicas chamadas segmentos ou direções.A segmentação é um enfoque orientado pelo consumidor e se desenvolveu para identificar e servir a este determinado grupo.

- Segmentação geográfica – requer que o mercado se divida em várias unidades geográficas como países, estados, cidades, bairros, ruas, se pode usar uma ou duas áreas ou mesmo todas.
- Segmentação demográfica – é a divisão emgrupos baseada em variáveis demográficas com a idade, o sexo, o tamanho da família, etc. A utilizada deste tipo de segmentação se dá porque as necessidades e desejos esta muito relacionadas com as variáveis demográficas.
- Segmentação psicográfica – os clientes se dividem em grupos segundo sua classe social, estilo de vida, personalidade.
- Segmentação por conduta – neste caso os clientes sedividem em grupos segundo seus conhecimentos, atitudes, costumes, ou mesmo sua reação a um produto.
- Segmentação por volume. Alguns mercados podem ser segmentados em pequenos, médios e grandes, conforme o volume de consumo.
- Segmentação por MIX de marketing. - Os mercados também podem ser segmentados em grupos e que respondem aos diferentes fatores de marketing, tais como o preço, distribuição,comunicação e forma de venda
DEMANDA

É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.

LEI DE OFERTA E PROCURA

É a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto, ou a procura de um produto, e aquantidade que pode ser oferecida, ou que o produtor deseja oferecer. Em períodos que temos grande oferta de um determinado produto, o seu preço cai. Cabendo ao Dono desse meio de produção desviar parte desses recursos para outro setor possibilitando assim uma melhora nos preços. No entanto se o que tem é uma grande demanda por bem, seus preços tendem a subir

ELASTICIDADE

É a razão entre a...
tracking img