Marketing e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing e Meio Ambiente

O meio ambiente além de ser de extrema importância para a vida, é também indispensável à produção industrial em qualquer que seja o ramo da empresa. A Economia não funciona sem a Natureza. Os recursos naturais são indiretamente a fonte de produção e manutenção do sistema econômico.

A degradação ambiental, portanto parece ser algo inevitável eincontrolável, uma vez que a escala industrial se expande cada vez mais. O mundo encontra-se em um patamar de crescimento avassalador e a Natureza que tem um poder de absorção de poluição, não consegue mais fazê-lo de forma completa devido à velocidade da produção industrial estar muito mais acelerada. Esta pressão sobre o meio ambiente acarreta assim no acúmulo de dejetos, poluições, desmatamentos eextinção de espécies.

De fato toda produção gera poluição, mas já há meios de se produzir sem sacrificar tanto a Natureza, formas mais ecológicas aliadas ao avanço tecnológico. Além disso, há também políticas públicas de preservação ambiental que estipulam cotas de poluição, áreas a serem preservadas e até dão incentivos a empresas que se engajem na questão ambiental, seja na “produção limpa” ouno plantio de florestas, limpezas de lagoas, entre outros.

Desde a Revolução Industrial até meados do século XX, a questão ambiental era de pouca ou nenhuma importância. O objetivo das empresas e países era a maximização de seus lucros e receitas respectivamente através do aumento da produção, uma questão de concorrência empresarial, entretanto, a Natureza começou a não suportar da mesmamaneira a exploração do Homem. A primeira demonstração de maior porte disto foi a crise energética da década de 70 do século XX. Estudos mostraram (principalmente na Conferência de Estocolmo de 1972) que se o mundo continuasse a produzir da mesma forma sem se preocupar com o meio ambiente, em poucas décadas os recursos naturais se esgotariam e a vida, inclusive a humana correria perigo de extinçãodevido às catástrofes ambientais.

Devido aos fatos, a sociedade deparou-se com um trade - off entre crescimento econômico e preservação da natureza. Várias linhas de pensamento surgiram em defesa destas duas posturas. A idéia de reduzir a produção global não foi bem vista por nenhum país. Os desenvolvidos não admitiam desacelerar a produção e perder espaço no mercado, já os emergentesnão queriam a redução, pois isto os prejudicaria já que estão em fase de crescimento. A solução, portanto foi uma forma de crescer menos agressiva em termos ambientais. A idéia de crescimento apenas era algo que não se manteria no longo prazo. Era necessário desenvolver. Surge assim o conceito de desenvolvimento sustentável.

A ação do Estado e o avanço tecnológico são pontos fundamentaispara o desenvolvimento sustentável. A ação estatal fiscaliza a produção através da criação de planejamento de ações corretivas e preventivas que sejam de fácil acesso e garantam a amenização dos problemas ambientais na sociedade. No mundo inteiro foram criados órgãos políticos específicos para a área ambiental seja para sua completa preservação ou extração de recursos mais branda. Do ladoempresarial, a tecnologia criou modos mais “limpos” de produzir e a cada vez mais vem aprimorando suas técnicas, de forma que a eficiência produtiva esteja aliada a preservação ambiental.
Como se trata de uma questão não só de autoridades políticas e econômicas e sim de toda a sociedade, as empresas vislumbraram na questão da proteção ambiental uma forma de aumentar seus lucros. O chamado marketingverde. É um marketing que coloca a empresa com uma imagem engajada na causa ambiental. É uma espécie de diferenciação de produtos. A empresa ao mostrar aos consumidores que se preocupa com a Natureza e está tomando medidas para amenizar o impacto ambiental seja na produção, reciclagem ou despoluição, plantio de florestas entre outros, agrega valor aos seus produtos. É uma forma de dar a...
tracking img