Marketing viral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O principal objetivo do marketing viral é o de explorar redes sociais que já existem, com o uso de técnicas tem o intuito de causar aumentos na divulgação de produtos/serviços, com custos muito baixos (muitas vezes a custo zero).

O termo “viral” sugere uma epidemia, algo que se espalha com velocidade e contagia a todos, esse é o ideal de qualquer empresa/pessoa que se utilizadessa técnica.

É, talvez, a forma de comunicação digital que ganhou maior aumento de adeptos nas ultimas décadas, pois desperta a atenção das pessoas com o intuito de se tornar popular.

DESENVOLVIMENTO

O QUE É:

A publicidade viral é uma técnica de marketing que usa uma ferramenta que já existe, principalmente a internet, para apresentar de um jeito fácil e original a marca para opúblico. Segundo a editora do comunicamos.org, Daniela Santos, “Denomina-se viral por funcionar através do ‘passa palavra' através de e-mails, blogs, sites, etc, logo, funciona tal como um vírus que se vai passando de um utilizador para outro”.

COMO FAZER DAR CERTO:

Criatividade e foco são importantes para qualquer campanha e isso não muda no viral principalmente para espalhar pela web.Tem também que inovar para atrair a atenção do consumidor e funciona melhor com produtos ou serviços inovadores, já que o consumidor terá mais vontade de ver e espalhar algo novo.

Não se pode esperar apenas a propagação do viral, algumas vezes é preciso criar um rumor de algum produto ou serviço que desperte a curiosidade para as pessoas compartilharem com os amigos. Segundo Joana Peixoto“Parece que quanto menos oficial ou comercial for, maior é a probabilidade de a mensagem gerar rumor e, consequentemente, adquirir um caráter viral.”.

Promover a interação do usuário com a campanha pode aumentar as chances de o viral emplacar, já que o usuário vai se sentir mais motivado a passar à mensagem a diante por estar participando da mesma.

“Definição, planejamento, criação e produção. Aviralização ocorre (ou não) uma vez que a campanha já está no ar. Se o usuário se identificar, ela implaca. Senão, não decola”, afirma Michel Lent Schwartzman, diretos geral da 10'Minutos Interactive

VIRAL BRASILEIRO

Na matéria "Em bucas do viral perfeito" da revista Youpix foram analisados 166 virais brasileiros.

Segundo a matéria foi descoberto que 84,3% dos virais são por vídeose 54,2% não utilizam a televisão como mídia. Nos virais 63,9% utilizam humor, 41,6% vergonha, 46,4% bizarrice, 40,4% cenas do cotidiano, entre outros esses são as situações mais utilizadas para um viral brasileiro.

O protagonista na maioria das campanhas é adulto (76,5%) ou adolescente e crianças (9,6% cada) e homens (47,1%). Em 56% das situações são utilizadas pessoas comuns e feias(76,6%), 68,3% são feitos em indoor e em 90,4% das situações não são utilizadas drogas e álcool.

A reportagem pode concluir que os virais brasileiros são vídeos de humor com 01h30min minutos de duração, com o protagonista homem adulto feio, sem sexo e sem drogas.

VIRAL NA WEB

A pratica do viral nem sempre foi a mais utilizada, e muitas vezes foram chamadas de marketing boca-a-boca por seruma pratica passava de um consumidor para outro muitas vezes em conversas, mas desde que a internet começou a se popularizar a utilização de virais pelas agências aumentou também porque segundo Ricardo Figueira, diretor de criação da Agência Click “O consumidor é, por natureza, um formador de opinião. Alguém que, de alguma forma, passa por experiências que lhe proporcionam vantagens, benefícios ounão. È alguém que vive em redes sociais, seja no trabalho, entre amigos de faculdade ou simplesmente por afinidade de interesse. Trocando em miúdos, o consumidor é alguém capaz de gerar o bom e velho boca-a-boca, e a diferença é que a internet tornou-se uma ampliação disso em larga escala, com uma dimensão e velocidade absurdas”

Com a dimensão da internet as marcas não possuem mais só o...
tracking img