MARKETING VERDE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING VERDE: BREVE ANÁLISE TÉCNICA DAS AFIRMAÇÕES REALIZADAS PELAS CAMPANHAS DE MARKETING VERDE NO BRASIL

Ednelson Pereira dos Santos
Flávio Anselmo Gonçalves Rodrigues
Graucilene Ferreira Rodrigues

1. Introdução
Com a necessidade das empresas mostrarem para os seus clientes que possuem preocupações com o meio ambiente os profissionais de marketing começaram a atuar de forma“ecológica”, dando origem ao termo Marketing Verde.
No final da década de 80, e mais intensamente na década de 90, começaram a ocorrer eventos para controle das degradações ambientais que as indústrias vem causando no planeta, a Conference on the Changing Atmosphere 1988, IPCC's First Assessment Report 1990, Eco-92 no Rio de Janeiro, Protocolo de Kioto 1997, entre outros eventos importantes. Desde então asociedade mundial começou a “ouvir” com mais frequência sobre ecologia, desmatamento, sustentabilidade, poluição. O Brasil atualizou sua legislação ambiental e florestal, além de mostrar evolução na fiscalização e penalização dos transgressores. Diante disso a sociedade começou a se preocupar mais com o meio ambiente e as empresas em mostrarem para os seus clientes que estão procupadas com oplaneta. A pergunta é: “ será que as empresas, com suas campanhas de marketing verde, realmente fazem um estudo técnico a respeito das propriedades ecologicamente corretas dos seus produtos e meios de produção?”
O objetivo desse artigo é informar a necessidade do questionamento técnico a respeito das informações ecologicas que as empresas fornecem sobre os seus produtos, meios de produção,transporte, armazenagem, origem da matéria prima, entre outros.
O desenvolvimento desse artigo é baseado em definições básicas de lógica e processos industriais de produção. Esse trabalho possui relevância, pois, auxilia no desenvolvimento da visão técnica em profissionais que possuem formação na aréa das ciências humanas.
2. Revisão teórica
2.1 Marketing
Marketing é a atividade, conjunto deinstituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral. Fonte: AMA – American Marketing Association.
Para o professor Fernando Augusto Carvalho, temos: “Dentre as definições de marketing, vamos adotar aquela que diz ser este um grande sistema aberto, composto de diversos processos inter-atuantes e bastante complexos, cadaum deles um conjunto de atividades, cada uma dessas atividades aberta em tarefas”. Aqui uma visão desse nosso modelo com a finalidade, como diz o Kottler, de "facilitar e promover as trocas de bens e valores, entre os diversos públicos". Essa é uma grande definição, cuja visão sistêmica nos interessa porque percebe nesse momento a segmentação e o posicionamento dos produtos. Fonte: ABMN –Associação Brasileira de Marketing & Negócios.
2.2 Marketing verde
Para Churchill e Peter 2003, Marketing Verde é definido como: “atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade”.
3. Análise processos de fabricação e o Marketing Verde
Existem várias empresas no Brasil que divulgam produtos que são ecológicamente corretos, porém,para o fabricante afirmar que seu o produto e ou processos de fabricação são menos agressivo ao meio ambiente não é nada fácil, na verdade dependendo do produto, realizar e principalmente quantificar, torna-se uma tarefa muito difícil e talvez inviável economicamente.
3.1 Complexidade da cadeia produtiva X Marketing Verde
Vamos supor que um fabricante de leite em pó afirme, em propagandas, queseu produto é “ 100% ecológico “. Veja abaixo o organograma de análise técnica do produto:

Observando o organograma se nota a quantidade de perguntas a respeito da veracidade da procedência ecologica do produto acabado. A cadeia produtiva é na maioria dos casos muito extensa e de difícil fiscalização. Afirmar algo aparentemente simples em uma propaganda, pode ter a necessidade de um...
tracking img