Marketing verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU
ALEX SIQUEIRA DE PAIVA
EDNEI MURICY
RENATA SODRE

MARKETING VERDE

ANGRA DOS REIS
2010
ALEX SIQUEIRA DE PAIVA
EDNEI MURICY
RENATA SODRE

MARKETING VERDE

Trabalho realizado em cumprimento às exigências da disciplina de Responsabilidade Sócio-Ambiental, do curso de Administração da UNIABEU Campus 4.

Prof.: Acir Peixoto

Angra dos Reis
2010SUMÁRIO

Pág.

1. INTRODUÇÃO 03
2. EFICÁCIA 04
3. NÃO BASTA PARECER VERDE 05
4. EXEMPLO 07
5. ARTIGO DE CRITICA AO MARKETING VERDE 08
6.CONCLUSÃO 09
7. REFERÊNCIAS 10


1. INTRODUÇÃO

Afinal, o que é o marketing verde? O marketing verde se refere ao processo de venda de produtos e serviços baseado nos seus benefíciosambientais. Um produto ou serviço pode se demonstrar ambientalmente responsável em si mesmo, pelo modo como é produzido ou pelo modo como ele é vendido e embalado. A presunção óbvia é a de que existe um grupo crescente de consumidores conscientes, preocupados com a sustentabilidade do planeta, e que tomarão a decisão de compra com base no benefício ambiental de um oportunizado por um determinado local decompra, de um produto ou serviço em particular. Ao mesmo tempo em que cresce o número destes consumidores, cresce também a desconfiança com relação a propostas pretensamente “verdes”, mas que não passam de promessas vazias de algumas empresas que tentam explorar de forma pouco responsável este novo vilão de mercado. O marketing verde pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de gestão demercado, mas para isso, as empresas têm de executá-lo de forma correta, sob pena da marca da empresa sofrer danos muito sérios em sua credibilidade. O marketing verde vai muito além de meras frases de efeito publicitário. É necessário que a sua empresa realmente adote práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade. Neste caso, ele poderá ser capaz de lhe trazer mais clientes e mais vendas.Trata-se de uma tendência de mercado, segundo pesquisa realizada na Europa , os países que mais valorizam produtos ecologicamente correctos são: Espanha (83%), Rússia (76%) e Alemanha (73%).



2. EFICÁCIA

Para o marketing verde ser eficaz, a sua empresa precisa saber aplicar os três princípios básicos de uma estratégia eficaz: seja genuíno, eduque os seus clientes e dê-lhes a oportunidadede participar.

1. Ser genuíno significa: a. Que você esteja efetivamente fazendo aquilo que é prometido ou vendido em sua campanha de marketing; b. Que a sua estratégia geral de negócios seja compatível com as promessas feitas em sua campanha de marketing, ou seja, você precisa demonstrar que efetivamente tem uma empresa cuja cultura e estratégia de negócios esteja orientada pelos valores dorespeito e da preocupação com o ambiente em que vivemos. A soma destes dois fatores vai fornecer à sua empresa as credenciais necessárias para a implementação de uma estratégia de marketing verde bem sucedida.

2. Educar os seus clientes: Mais do que informar aos clientes dos seus esforços no sentido de contribuir para a melhoria do ambiente em que vivemos, é necessário que as suas campanhassirvam de alerta e colaborem para a conscientização de todos a cerca do que é necessário de ser feito para que salvemos o futuro do planeta.

3. Convidar seus clientes para participar: Crie envolvimento, consciência e chame seus consumidores para participar de suas ações, se somando ao esforço da empresa por um ambiente melhor. Não apenas separe e recicle seus detritos mas tenha também pontosde coleta para receber detritos recicláveis dos clientes, como baterias de celular ou lixo eletrônico por exemplo. Dê o exemplo e depois, chame seus clientes para colaborar. Portanto, para a prática exitosa do marketing verde, é necessário que seja produzida uma genuína mudança de atitude e de cultura empresarial..



3. NÃO BASTA PARECER VERDE

É necessário que se construam empresas...
tracking img