Marketing relacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 1
1.1 O Marketing Relacional é a optimização do Marketing one-to-one e procura criar, desenvolver, fortalecer e conservar as relações de curto, médio e longo prazo entre as empresas e os seusclientes sempre partindo do princípio da potencialização destas relações, recorrendo a todas as ferramentas de marketing, relações públicas e comunicação existentes. A partir do desenho de umaestratégia concertada será possível reconhecer os melhores clientes e os melhores desempenhos e decidir quais são os que se tornam mais valiosos para uma organização. Chegamos ao conceito de clientes “VIP” ou“VIC” – “very important people” ou “very important clients” que nem sempre estão indexados a factores de quantificação.
As organizações podem desenvolver relacionamentos mais estreitos com os seusclientes das seguintes formas:
Interactividade: O cliente toma quando quer a iniciativa do contacto, como receptor e emissor de comunicações.
Personalização: Todas as acções são direccionadas epersonalizadas. As empresas podem e devem dirigir mensagens distintas a cada cliente, adequadas às suas circunstâncias e historial.
Memorização: Todas as acções deverão ser registadas em memóriacontendo a identidade, os dados, as características, preferências e detalhes das interacções mantidas com os clientes.
Receptividade: As empresas devem passar a falar menos e a escutar mais. Além do maisdeverão permitir que seja o cliente quem decida se quer ou não manter uma relação, quem defina a forma de comunicação e se a quer manter ou alterá-la.
Orientação para o cliente: As empresas deverãoacabar com os product managers e passar para os consumer managers, centrando-se assim mais no consumidor, suas necessidades e todos as formas para que sejam satisfeitas.
Praticar o BtoB e o BtoC: Omarketing Relacional não se deve centrar apenas no Business to Consumer. Deverá também apostar no Business to Business por forma a desenvolver e explorar todas as formas de potenciação do seu...
tracking img