Marketing relacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Relacional
O conceito emerge na década de 80, onde o interesse sobre a relçaão consumidor e vendedor começou a ser entendida como uma mais-valia.
Segundo Grõnroos (1994), afirma quemarketing relacional consiste em identificar e estabelecer, manter e valorizar e, quando necessário, terminar relações com clientes e entidades, de forma proveitosa, em que os objectivos das partes seencontram, através das trocas e comprometimentos mútuos.
Assim, é possível constatar que o principio fundamental do marketing relacional, para alem de ser o cliente e a sua retançao na organi zação,centra-se também no facto de, quanto maior fon o nível de satisfação do cliente em relação à empresa, então maior será a probabilidade de o cliente ficar na empresa.
Existem duas razoes que levaram osbancos a usar o marketing relacional:
1. Consiste nas mudanças drásticas que forçam as istituçoes finasnceiras a rever as suas estratégias de ,marketing e manter as relações duradouras com os seusclientes.
2. Consiste na procura de novos rendimentos que incrementou os uso de marketing relacional
Os elementos integrantes de marketing relacional, nomeadamente a confiança, o compromisso e acomunicação, são essenciais à complementaridade e percepção deste mesmo conceito.
Para que os banos dis+poniblizem os seus serviços online é essencial entender, compreender e satisfazer asnecessidades dos seus clientes e tudo por base à primeira experiencia, o primeiro contacto com o banco, com os seus colaboradores, serviços e com o site.
A confiança e posteriormente a lealdade não são dadosadquiridos num primeiro impacto, mas sim, sentimentos que vão interiorizando no comportamento do consumidor ao Congo da relação entre cliente e banco.
Se os consumidores não se sentem suficientementeconfiantes nos serviços prestados onlinbe, não irão efectuar quaisquer transacção com o bancos, pois o risco percebido pelo cliente será elevado. Os bancos devem fazer de tudo para tranasparecer...
tracking img