Marketing promocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As empresas que desejam tanto ampliar os seus negócios como anseiam conquistar um público cada vez mais homogêneo devem focar em construir uma marca consolidada, tendo uma imagem positiva no mercado. Uma marca fidelizada na mente do consumidor é uma grande arma para enfrentar a acirrada disputa entre os concorrentes que, por sua vez, está cada vez mais intensa no mercado atual.Nesse aspecto, muitos autores que estudam o marketing promocional concordam em afirmar que uma marca forte é o maior patrimônio de uma empresa.
Sob este prisma, observa-se que as disputas travadas entre as muitas empresas para conquistarem cada vez mais consumidores e atingir novos nichos de mercado, provocam elevados investimentos em publicidade, promessa de supremacia perante o produto doconcorrente e promoções cada vez mais atrativas.
As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, vendam pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser ajustadas quando um produto se move dos estágios iniciais de vida para os finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cadamétodo individual de promoção.
O objetivo principal deste TCC é examinar a importância do marketing promocional como ferramenta propulsora na expansão do mercado consumidor e seu papel na cadeia mercadológica.
Entre os que atuam no marketing, até a década passada, acreditava-se que a habilidade mais importante era conseguir novos clientes, ao invés de cultivar o relacionamento com os jáexistentes. Comemorava-se cada novo cliente como se fosse um troféu e servia-se aos atuais com menos entusiasmo. O consenso entre os profissionais de marketing, hoje, é o inverso. O principal é manter os clientes atuais e desenvolver cada vez mais o relacionamento existente, enfim, fidelizá-los.
Para tanto, as empresas gastam muito dinheiro para conseguir cada um de seus clientes e os concorrentes estãosempre tentando fisgá-los. Um cliente perdido representa mais do que a perda da próxima venda. A empresa perde o lucro de todas as compras futuras daquele cliente para sempre. E ainda há o custo de reposição daquele cliente. A localização de clientes potenciais só é um problema se eles forem escassos. Quando uma empresa lança um produto de qualidade, os consumidores se amontoam à espera. Massituações como essas são raras. Hoje, todos os mercados se caracterizam por abundância de fornecedores e marcas. Existe escassez de clientes não de produtos. Daí a importância do marketing promocional.
Contextualizando a visão do marketing ontem, hoje e amanhã
As empresas se constituem em sistemas abertos que se encontram permanentemente inseridas em ambientes complexos, portanto, afetadas pelo meioque as circunda. Inicialmente, o marketing se preocupava em disseminar o conhecimento do produto entre o maior número de pessoas possível, a divulgação em massa. E diante de uma grande dimensão de mercado, enfrentar a concorrência. A seguir, o marketing passou a focar o consumidor/o cliente, Na visão de Kotler “o marketing é percebido como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços aclientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas, orientado pra o cliente como solução para satisfazer os objetivos da organização.

Nessa perspectiva, para uma empresa ser reconhecida no mercado, pode-se dizer que é necessária uma estratégia de promoção adequada. O posicionamento de uma marca direciona as ações mercadológicas adotadas pela empresa, funcionando como parâmetro para a forma decomunicação com o público. Algumas marcas têm identificação tão grande por parte dos consumidores, que são reconhecidas através de um simples logo, ou se deparando com um jingle no rádio ou na TV. Nesses casos, as pesquisas apontam que as marcas são o top of mind, do consumidor no ato da compra.
Kotler reitera a importância da imagem de um produto/marca em uma de suas obras:
“Os compradores...
tracking img