Marketing politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Marketing é a ciência que se fundamenta na identificação e interpretação de anseios do mercado para, posteriormente, poder atendê-los, satisfazendo as necessidades identificadas. Segundo expõe Fred Tavares no livro Gestão da Marca (2003), marketing é uma poderosa palavra, que está presente no imaginário social, construída sob discursos e significados, sendo percebida de muitas formas,produzidas por administradores,publicitários, professores e jornalistas. O marketing possui inúmeros campos de aplicação,dentre eles o político. Neste contexto, o marketing pode ser definido como a arte deinformar e comunicar com o eleitor; orientar e direcionar as idéias do partido, candidato egoverno, em função das necessidades que se detectam; é definir o seu público e satisfazêlos; épotenciar relações duradouras com os eleitores. Enfim, é o ajustar das medidas àsnecessidades do estado e da sociedade, aos anseios dos cidadãos, no sentido de servi-lossempre melhor, aproximando o governo dos governados (GARCIA et al, 2004, p. 1-10).
Segundo Torquato (1985), “o marketing político é um esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores, éo caminho seguro para o sucesso de quem deseja vencer na política”. Philip Kotler (1978) diz que para um cidadão sair do anonimato, conseguir ser eleito e permanecer eleito, é necessário definir uma meta dominante e a partir daí canalizar seus planos e ações visando a essa meta. Ainda segundo Kotler, o candidato é um novo produto procurando um lançamento bem sucedido no mercado de eleitores. Apósser eleito, o candidato tem o desafio de manter e cultivar a satisfação dos eleitores através de seu bom desempenho, organização, retórica apropriada e carisma.
Marketing no cenário político nacional
A abordagem mercadológica dentro do contexto político brasileiro surge a partir de Getulio Vargas, considerado o primeiro ex-presidente a ter um “marqueteiro”, o jornalista Lourival Fontes. Ojornalista foi à Itália fazer um estágio para aprender com os assessores do ditador fascista, Benito Mussolini, a como fazer campanhas eleitorais e programas de comunicação ideológica. Esse aprendizado deu origem ao DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda e na criação do programa de rádio “A hora do Brasil”. As campanhas eleitorais de Juscelino Kubitschek tiveram como premissa que “para serpolítico, é preciso tornar-se conhecido”. JK perseguiu este ideal e construiu sua imagem de trabalhador incansável e modernizador. A campanha das Diretas Já elegeu Tancredo Neves e se transformou num divisor de águas das campanhas eleitorais e no renascimento do marketing político no Brasil. Nas eleições diretas, a utilização das estratégias de marketing político surge com o restabelecimento dademocracia e a concorrência eleitoral, onde os candidatos a cargos públicos começam a buscar nas estratégias mercadológicas uma melhor performance nas campanhas eleitorais.
Marketing político x marketing eleitoral
É importante ressaltar que o conceito de marketing político difere do conceito de marketing eleitoral. O primeiro é utilizado na gestão pública, garantindo a eficiência do uso das ferramentasadequadas para a comunicação com a população, no que diz respeito à preservação da imagem do homem público e aprovação popular das ações sociais implantadas pelos políticos. Enquanto o marketing político é uma ferramenta de manutenção da popularidade, o marketing eleitoral é uma ferramenta comunicacional utilizada nos processos eletivos, que tem por premissa o convencimento do eleitor àdecisão do voto por este ou aquele candidato. No livro Marketing político, hegemonia e contra-hegemonia, Jorge Almeida (2002, p. 86) cita a argumentação de Neusa Gomes sobre a diferença entre o marketing político e o eleitoral:
O marketing político é uma estratégia permanente de aproximação do
partido e do candidato com o cidadão em geral, enquanto que o eleitoral é
uma estratégia voltada para...
tracking img