Marketing politico no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento do Marketing Político e sua Utilização no Brasil

Paulo Roberto Batista,
Profº M.Sc. Amilton Luiz Novaes

O presente trabalho abordará o marketing político, sua história e as estratégias adotadas, alguns conceitos, definições e suas varias formas de utilização por parte dos profissionais da área, visando permitir um conhecimento inicial ao estudante como sendo seu primeirocontato com o tema ou uma fonte de informação para profissionais da área. Os quais poderão ampliar seus conhecimentos e atentarem a como utilizar melhor as estratégias de marketing, implementá-las e as posturas a serem seguidas. Para tal, usar-se-ão diversas ferramentas de marketing, apresentar-se-ão as etapas de avaliação necessárias para um posicionamento eficiente e eficaz de um candidato emrelação ao seu lançamento no panorama político. Com o desenvolvimento e a implementação do marketing na política é possível minimizar os pontos fracos do candidato e maximizar os pontos fortes, com o uso correto das técnicas e estratégias de marketing associadas a uma avaliação criteriosa de vários índices e dados, obtidos por meio de pesquisas e levantamentos.

Palavras-chave: Marketing político;Profissionais; Estratégias.

1- Introdução

As contínuas e aceleradas mudanças na maneira de exercitar a política, fazem com que a tarefa do marketing nesta atividade torne-se extremamente complexa e arriscada, e ao mesmo tempo, cada vez mais necessária sua presença. Essas mudanças podem ocorrer no âmbito social, cultural, político, concorrência, econômico, governamental epsicológico que caracterizam o ambiente de marketing político. Mudanças que poderão ser ganhos e, ou, perdas de capacitação, aquisições, fusões, incorporações, venda da imagem, mudanças organizacionais, alterações nas estratégias e no candidato, disponibilidade ou não de recursos de vários tipos, além de dificuldades momentâneas (ELICIANO, 2002).

Segundo Borges (2007), notadamente, omarketing político está voltado, prioritariamente, para este complexo e mutante ambiente político. Sendo uma das formas mais importantes de reduzir os riscos de divulgação de campanhas políticas e disporem do máximo de conhecimento e compreensão do comportamento das inúmeras variáveis, citadas anteriormente, que poderão proporcionar alterações na maneira como o candidato deverá divulgar-se ao seueleitorado.

Desse modo torna-se necessária a disposição da informação e o seu uso no formato correto pelos profissionais de marketing. O candidato ou um político em atuação, muitas vezes, oferece grande quantidade de informação, mas boa parte dessas pode ser irrelevante ou de baixa qualidade, podendo comprometer todo o processo de marketing. Em outras situações poderão dispor de grandequantidade de informações, de boa qualidade, mas os executivos de marketing podem não perceber a necessidade e a importância de seu uso, dando maior ênfase às sua intuição e experiência profissional.

Para tanto se faz necessária a estruturação de um sistema de informação, responsável por: buscar, monitorar, avaliar, selecionar, classificar e interpretar dados e informações externas e internas depolíticos pertinentes ou relevantes para as tomadas de decisões. Isso exige dos profissionais de marketing, que não sejam conduzidos apenas pela intuição e experiência, uma vez que tal prática pode levar a falhar na seleção das informações obtidas sobre o candidato, bem como pode reduzir erros nas estratégias, e as características de sua campanha. O uso destas características (intuição eexperiência) é de extrema importância no processo de planejamento de marketing, mas quando associadas coerentemente com uma dose adequada de informações relevantes sabiamente estudadas e filtradas pelo profissional. Para tal, pode-se utilizar diversas ferramentas de marketing, apresentando as etapas de avaliação necessárias para um posicionamento eficiente e eficaz de um candidato em relação ao seu...
tracking img