Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing pessoal
Há tempos que os conceitos de marketing vêm sendo aplicados na gestão de imagem e planejamento de carreira das pessoas. Esta é uma das tendências irreversíveis dentro da dinâmica vigente na sociedade moderna. É comum ouvirmos a expressão: “Somos todos vendedores”. E para triunfar no jogo do universo corporativo é necessário antes de tudo vender a nós mesmos.
O que é marketingpessoal?
Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Transitando este conceito para o marketing pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público.
Omarketing pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço.
Em marketing pessoal e necessário transformar o que você é no ideal, ou seja, como você deseja ser. Abaixo um guia em sua trajetória na elaboração de sua marca pessoal.
Embalagem
A embalagem é o princípio de tudo. E você nunca terá uma segundaoportunidade de causar uma primeira boa impressão. Para tanto, deverá contemplar os seguintes aspectos:
a) Aparência: banho tomado, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados. Parece óbvio demais, mas há quem negligencie isso. Estes eventos, por mais elementares que sejam, representam o ponto de partida da construção de sua imagem.
b) Trajes: para cada ambiente, uma vestimenta apropriada. Damesma forma como você não irá à praia calçando sapatos sociais, um bom terno ou tailler é a melhor recomendação para o dia a dia no trabalho. Roupas adequadas podem compensar uma baixa estatura, disfarçar um excesso de peso
c) Acessórios: anéis, correntes, brincos, pulseiras, enfim, acessórios diversos, são permitidos desde que utilizados de forma regrada. É importante também acompanhar o bomsenso da moda. Atenção redobrada com cosméticos. Há quem use perfume de maneira a ter sua presença reconhecida em um ambiente pelo rastro de aromas ou odores, que deixa no ar.
d) Etiqueta: edificar uma marca demanda estudo. Por isso, atente para a necessidade de adquirir um bom livro com regras de etiqueta social. Afinal, haverá ocasião na qual você será apresentado a tantos talheres e copos quesuas mãos e boca ficarão em dúvida sobre por onde começar. Há profissionais de grande competência no mercado capazes de lhe ensinar as normas da boa etiqueta que, a propósito, não se aplicam exclusivamente às refeições, é claro.
e) Postura: cabeça inclinada, ombros arqueados, tronco curvado, lembre-se o corpo fala. Seria você alguém derrotado e infeliz? Uma postura elegante ao assentar-se e aocaminhar demonstra altivez, autoconfiança e independência, além de contribuir com sua própria saúde.

f) Vocabulário: pronunciar “menas", “poblema” e seus derivados, será suficiente para destruir toda e qualquer credibilidade que foi construída. Nunca é tarde para se aprender nosso idioma. É importante também salientar que igual preocupação deve-se ter com a escrita. Redigir um bilhete grafando“essessão" ou “quizer”, entre outras pérolas, deveria ser salvo-conduto para uma demissão por justa causa na empresa ou a precipitação de um divórcio no lar.

g) Saúde: embora esteja sendo considerada ao final, é o aspecto mais fundamental a ser observado. E isso tanto em termos de marketing pessoal quanto de qualidade de vida. Demonstrar estar saudável, mais do que apenas parecer bem,constitui-se na chave de ouro que sela o primeiro passo do processo de construção de uma marca pessoal. E uma vida saudável implica sono reparador, alimentação balanceada e prática regular de esportes, entre outros aspectos.


Conteúdo
Embora a embalagem seja determinante, se o que estiver por dentro não respaldar a expectativa criada, você seguramente deixará de se estabelecer. Pior, poderá...
tracking img