Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.3.9 Planejamento Estratégico Do Negócio

Por meio do planejamento estratégico podemos examinar as tarefas de planejamento estratégico desempenhado pelos administradores da unidade de negócio.
Para isso, elabora-se uma estratégia corporativa. O plano de negócios de uma empresa deve contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica da empresa.
 


[pic]
Figura 1 - Processo deplanejamento estratégico do negócio.


Missão do negócio

A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz. Precisa definir sua missão específica dentro da missão mais ampla da empresa. Por exemplo empresa de iluminação de estúdio de televisão : “O propósito da empresa é visar grandes estúdios de televisão e se tornarfornecedora de tecnologias de iluminação que representam o que há de mais confiável e avançado no mundo”.

Análise do ambiente externo
( análise de oportunidades e ameaças)


O ambiente externo à organização é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização e que influenciam e são influenciados por ela. Uma vez formulada a declaração de missão daunidade de negócio,o gerente do negócio conhecer as partes do ambiente que precisa monitorar parar atingir suas metas. A nível geral o ambiente à organização é composto pelas seguintes componentes de negócio precisa monitorar as forças macroambientais: demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais. Para cada tendências e desenvolvimento, a administração precisaidentificar as oportunidades e as ameaças associadas.

Oportunidades. Um importante propósito da análise ambiental é detectar novas oportunidades de marketing.

Oportunidade de marketing é uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar rentavelmente.
Oportunidade de Marketing existe quando a empresa pode lucra ao atender às necessidades dos consumidores de um determinadosegmento. É uma área que pode ser classificadas de acordo com a atratividade e a probabilidade de sucesso.

A simples concorrência não constitui uma vantagem competitiva, ou seja, a empresa de melhor desempenho será aquela que gerar o maior valor para o cliente e que sustentar esse valor ao longo tempo. A necessidade e interesse do comprador, cuja satisfação dá à empresa uma alta probabilidade de obterum desempenho lucrativo.


Ameaças. Alguns desenvolvimentos do ambiente externo representam ameaças.

Ameaça  Ambiental é um desafio imposto por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, à deterioração das vendas ou dos lucros.
Depois de identificar as principais ameaças e oportunidades que uma unidade enfrenta, a organizaçãopode caracterizar a atratividade global do negócio, em que quatro resultados são possíveis:

* Um negócio ideal apresenta muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes.
* Um negócio especulativo tem grandes oportunidades e ameaças importantes.
* Um negócio maduro apresenta poucas oportunidades de poucas ameaças.
* Um negócio com problemas apresenta poucas oportunidades e muitasameaças.




3.3.10 Análise Do Ambiente Interno
(análise de forças e fraquezas)


As oportunidades atraentes do ambiente; outra é possuir as competências necessárias para aproveitar bem essas oportunidades. Assim, é necessária a avaliação periódica das forças e fraquezas de cada negócio. A administração ou uma consultoria externa avalia as competências de marketing, finanças, de produçãoe organizacional e classifica cada fator em termos de força (importante, sem importância e neutro) e de fraqueza (importante ou sem importância).
Claramente, não é necessário corrigir todas as fraquezas do negócio nem destacar suas forças. A grande questão é se o negócio deve ficar limitado a essas oportunidades em que possui as forças exigidas ou se deve adquirir forças para explorar outras...
tracking img