Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Pessoal.
Hoje quando se chega a uma entrevista de emprego, é comum encontrar pessoas com nível superior de escolaridade disputando cargos que são oferecidos para pessoas com ensino fundamental ou médio. A concorrência no ambiente profissional está cada vez mais acirrada, o conhecimento teórico e prático dos candidatos a cargos de destaque estão cada vez mais equilibrados. Não háprecedentes na história da educação no Brasil, acredito que estamos vivendo a democratização da educação (se ela tem qualidade ou não, é outro assunto).
Então, como fazer diferença no marcado contemporâneo? A resposta está no marketing pessoal.
O marketing pessoal está em tudo que fazemos. Nossas atitudes emitem mensagens a todo instante. A maneira como vestimos, comemos, falamos, andamos ecompramos passam uma imagem de quem somos. Se você acha que marketing pessoal serve para pessoas fingirem ser o que não são está plenamente enganado. Assim como um produto ruim com uma boa embalagem não engana o mesmo cliente duas vezes, um profissional que finge ser o que não é uma hora vai ser desmascarado, (salvo os atores de plantão). Marketing tem o objetivo de levar o produto certo ao cliente certo.Investir na melhoria contínua do produto, conhecer o cliente, saber o que o mercado aspira a fim de satisfazer necessidades e desejos dos clientes de forma rentável. Este é o papel do Marketing!
Em marketing pessoal a pessoa é o produto/empresa. Aplicar as ferramentas e conhecimento de marketing na vida profissional e pessoal é a essência do MARKETING PESSOAL.
Se marketing pessoal é marketing,porém aplicado a pessoa. Então vamos às etapas (de forma simplista) de um planejamento de MKT.
1º Pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado tem o objetivo de sondar o que o publico alvo necessita, as deficiências da concorrência e a aceitabilidade do produto ou serviço oferecido. O objetivo é diminuir as incertezas.
* Procure descobrir as necessidades/carência do mercado onde você desejaatuar.
* Antes de uma entrevista leia tudo que puder sobre a empresa/cliente.
* Tente descobrir o diferencial dos seus concorrentes.
* Saiba onde está localizado seu público alvo.
2º Faça uma análise do micro e macro ambiente. Uma boa e simples ferramenta é a Matriz S.W.O.T (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças“F.O.F.A”).

Entendendo a MATRIZ SWOT (FOFA)
Forças: Suas qualidades, habilidades e competências. Tudo o que te torna melhor ou mais qualificado que o seu concorrente. É importante entender que as “forças” é tudo que pode ser influenciado por você, exemplo: fazer um curso de informática pode te dar um diferencial competitivo, e fazer o curso ou não, é uma escolha sua. Só depende de você.Oportunidades: A economia do país, o acesso a crédito, políticas de incentivo fiscal, crescimento do país etc. Oportunidades são fatores que não dependem de nenhuma atitude sua, mas que de alguma maneira podem significar oportunidades de ganho e crescimento profissional ou pessoal. Exemplo: copa do mundo e olimpíadas.
Fraquezas: O oposto de Forças. Falta de habilidades humanas e falta de capacitação. Pense emo que faz com que o seu concorrente seja escolhido para vaga em vez de você. É muito importante conhecer suas fraquezas, pois só conhecendo temos o poder de trabalhar até neutralizá-las. Anular ou diminuir suas fraquezas só depende de você, tente trabalhar suas fraquezas até que elas se tonem forças.
Ameaças: Crise econômica mundial, diminuição do crédito, leis que possam atrapalhar odesenvolvimento de determinada atividade etc. Tudo que acontece no macro ambiente e pode atrapalhar de alguma maneira seu êxito profissional são ameaças.
O DIAGRAMA ABAIXO É UM EXEMPLO DE MATRIZ S.W.O.T. Preencha os campos e tenha uma visão do todo.

A matriz geralmente é utilizada para analisar empresas ou produtos, mas, neste caso a empresa ou produto é você.
3º Procure identificar o seu público...
tracking img