Marketing na cidade da criança

Páginas: 15 (3533 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o público alvo e as ações de marketing em relação à Cidade da Criança, parque ecológico localizado na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. É um complexo paisagístico com potenciais importantes, porém não tem a atenção merecida. Esse aproveitamento pode ser feito por meio de estratégias de marketing. O primeiro passo étraçar o público alvo deste parque, ou seja, quem são os frequentadores.
O marketing turístico tem um importante papel no incentivo ao turismo de uma determinada localidade. É necessário, para tanto, que haja planejamento adequado, com boas estratégias para a valorização do local. Segundo Pereira (2001, p. 38)

Podemos, grosso modo, resumir as razões do fracasso por faltade planejamento, conhecimento para elaborá-lo ou perseverança para implementá-lo. Por essa razão entendemos o plano de marketing turístico como uma forma de viabilizar um futuro desejado em termos de mercado, pré-determinando as ações para atingi-lo. (PEREIRA, 2001, p.38)

Para identificar o público alvo da Cidade da Criança foi aplicada uma pesquisa e constatou-se que o público alvo não sãomoradores da cidade e sim a comunidade da região. Com base nisso, foram propostas duas ações, uma voltada aos moradores, que não conhecem o potencial turístico do parque; e para a comunidade, visto que foi traçado o perfil do público e, dessa forma, as ações podem ser direcionadas.
Este trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro foi abordada a relação entre o turismo e o marketing. Nosegundo capítulo caracterizou-se a empresa analisada, ou seja, a Cidade da Criança. E no último capítulo foi feita uma análise dos dados da pesquisa e a identificação do público alvo.


1. O MARKETING NO TURISMO

1.1 Marketing

O marketing é o ato de apresentar o produto e convencer o cliente das qualidades oferecidas. De acordo com Philip Kotler (2000, p. 30), “marketing é umprocesso social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Na década de 60, Theodore Levitt, nome de referência para o marketing, defendeu que não deveria ser apenas considerado o produto, mas todas as questões que o envolvem, como o local onde será vendido e a satisfação docliente. Seguindo essa teoria, surgiram grandes nomes como a Coca Cola, Malboro e Mc Donald. Em meados de 1970 começaram a ser lançados livros sobre o marketing, percebendo-se assim, que os resultados das estratégias difundidas por Levitt foram notórios. Em 1990, o marketing já estava implantado e acompanhou os avanços tecnológicos do mundo.
Segundo Marcos Pereira (2001, p. 49)

É de extremaimportância da estratégia de marketing que não só se baseia em promoções e preços, mas também por haver rapidez em detectar e interpretar tendência de mercado, proporcionando flexibilidade da oferta turística às novas preferências da demanda que foi escolhida pelo estrategista, levando em consideração os serviços intangíveis do local. (PEREIRA, 2001, p.49)

As pessoas têm necessidades vitais, ouseja, precisam de água, comida, ar. A necessidade é a satisfação de um desejo básico. O desejo é o estágio onde o ser humano quer algo que está em mente. Por exemplo, o ser humano precisa comer para sobreviver. Porém, deseja, muitas vezes, Coca Cola e Mc Donald. Comendo esses itens, supre a necessidade da fome, mas também consome todo o marketing e popularidade envolta das marcas criadas em cima dosprodutos.
Sendo assim, conclui-se que o marketing existe para analisar e explorar as necessidades das pessoas, identificando como atingi-las no meio mercadológico. Essas necessidades tornam-se um desejo. E para transformar a necessidade em desejo, o marketing utiliza ferramentas como pós venda, ou seja, o que o cliente achou do produto, visando obter resultados a longo prazo.
De acordo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cidade e a criança
  • Marketing das cidades
  • Marketing de cidades
  • Marketing de cidades
  • Filme a cidade das crianças
  • A formação das crianças nas cidades
  • marketing politico na cidade de chokwe
  • Marketing cultural voltado para criança.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!