MARKETING MULTINÍVEL - Um estudo sobre a lógica de distribuição de produtos da Winalite Maranhão

5935 palavras 24 páginas
MARKETING MULTINÍVEL
Um estudo sobre a lógica de distribuição de produtos da Winalite Maranhão

Rosiene Menezes Lima*

RESUMO
O artigo em questão tem como propósito fundamental estabelecer uma breve contextualização sobre uma das modalidades de marketing que vem adquirindo espaço, principalmente no cenário econômico brasileiro: o marketing de rede, ou, pela linguagem mais contemporânea, o marketing multinível. Trata-se de uma leitura sobre conceitos, dinâmicas e valores corporativos, considerando-se especificamente como se dá a lógica de distribuição de uma empresa deste ramo que recentemente se inseriu nos âmbitos mercadológicos, brasileiro e maranhense: a Winalite do
Brasil. Busca-se, essencialmente, apresentar uma crítica sobre como o marketing multinível é tratado por essa instituição, quais as vantagens e desvantagens, as limitações e metodologias adotadas para imprimir a correspondência entre a empresa e seus consumidores. Para sustentar o discernimento do presente artigo, o mesmo consiste apenas enquanto termo de revisão de literatura, em que os valores conceituais mais gerais foram apreendidos e interpretados, para serem posteriormente comparados quanto às práticas exercidas pela Winalite do Brasil, em sua representação maranhense, quanto às formas de atuação no mercado.
Palavras-chave: marketing multinível, Winalite, lógica de distribuição.

1 INTRODUÇÃO
A proposta do marketing de rede, ou marketing multinível, tem atraído um número considerável de consumidores, sendo que estes podem, potencialmente, transformarem-se como correspondentes diretos da empresa.
Mas, na prática, como é utilizado o marketing multinível na distribuição de produtos? Essa estratégia mercadológica é realmente viável? Quais as vantagens e desvantagens do marketing de rede? Nesse tipo de negócio, como é organizada a empresa, os canais de distribuição, a aquisição de ganhos, entre outros elementos importantes para a sustentação de sua dinâmica?
Os

Relacionados