Marketing micro-ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Microambiente

O ambiente de marketing é constituído por um microambiente e um macroambiente.
O microambiente é composto pelas forças próximas à empresa que afectam a habilidadedesta para servir os seus clientes, os canais de marketing, os mercados consumidores, os concorrentes e o público.

A divisão do Mercado

[pic]
Gráfico 1 – Quotas de Mercado no sector das rolhasComo se pode ver a partir da análise do gráfico anterior, o mercado das rolhas é dominado por três grandes empresas: Amorim Cork, Oeneo e Nomacorc.
A Corticeira Amorim é a líder mundialneste mercado, produzindo anualmente cerca de três biliões de rolhas, tendo uma quota de mercado de 30% e um volume de negócios anual de aproximadamente 450 milhões de euros. A Oeneo (produtora derolhas de cortiça micro-granuladas) ocupa a segunda posição, com uma quota de mercado de aproximadamente 20% e, finalmente, a Nomacorc (produtora de vedantes sintéticos) é a terceira maior referênciamundial neste sector com uma quota de mercado a rondar os 15%.

Os desafios do Mercado

Os principais desafios de mercado encontram-se relacionados com três grandes objectivos: assegurar umcrescimento rentável, manter a qualidade do produto e aumentar a eficiência operacional.
Relativamente ao primeiro objectivo, para o alcançar a empresa Amorim cork defende que a estratégia passará porfavorecer produtos com maior potencial de crescimento, maior valor percebido pelos clientes e maior rentabilidade. A empresa tem também como prioridade ser líder nos principais clientes e mercadosmundiais, desejando, para tal, aumentar a quota de mercado em países como a Rússia, China, Itália, Espanha e Brasil.
No que diz respeito ao alcance do segundo objectivo a estratégia será serreferência no sector em consistência e credibilidade a nível qualitativo (físico-mecanico, visual e sensorial). Para tal ser possível a Corticeira Amorim defende a implementação de medidas como reforçar o...
tracking img