Marketing, merchandising, Publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO





Introdução ________________________________________________________ 02
01. Publicidade e Propaganda ________________________________________ 03
02. Merchandising __________________________________________________ 07
02.1. Objetivos do Merchandising ________________________________ 09
02.2. Objetivos comuns de merchandising e promoção de vendas _______10
02.3. Definiçãoe tipos de merchandising ___________________________ 10
03. Promoção _____________________________________________________ 13
03.1. Promoção de Vendas _____________________________________ 15
03.2. Relações Públicas ________________________________________ 18
03.3. Novos rumos da Promoção _________________________________ 21
Considerações finais________________________________________________ 23
Referências _______________________________________________________ 25





INTRODUÇÃO
O presente trabalho é parte das exigências da disciplina Gestão de Marketing ao 2º ano do curso técnico em administração, turma R, da Escola Técnica Estadual Prof.º Lauro Gomes, e serviu de base ao grupo para preparar a apresentação realizada em sala de aula.
Este trabalho apresenta asdefinições teóricas encontradas para os conceitos de Publicidade, Propaganda, Merchandising e Promoção e as considerações do grupo sobre a importância dos mesmos. Finalizadas essa pesquisa teórica, o grupo procurou utilizar esses conceitos na elaboração da apresentação citada acima.
No primeiro capítulo encontramos a diferenciação entre os termos Publicidade e Propaganda e os conceitos de propagandapolítica e eleitoral e de publicidade de serviço e de promoção.
No capítulo seguinte temos a definição do conceito e dos objetivos do Merchandising e de seus tipos de uso: merchandising de sedução, merchandising de organização/ gestão e merchandising editorial.
E, no último capítulo, definimos o conceito de Promoção e de seu uso sem duas concepções diferentes, a Promoção de Vendas, que tambémengloba as vendas pessoais, e Relações Públicas, que abrange o marketing promocional institucional e de incentivos.
Por fim, são apresentadas as reflexões do grupo sobre os temas estudados e a importância de cada um desses conceitos para as estratégias de marketing no uso pelas empresas.






01. PUBLICIDADE E PROPAGANDA
No dia a dia as pessoas pensam que propaganda e publicidade é amesma coisa, afinal os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação, e em alguns momentos elas se misturam, mais é importante deixar a diferença de forma clara e objetiva para que não haja mais dúvidas.
Propaganda é o ato de divulgar ideias, conceitos, valores, crenças, princípios e doutrinas sem fins lucrativos ou finalidade comercial.
Como vimos, um bom exemplo disso é quando alguémpede um minuto de sua atenção para falar sobre Jesus, ela esta fazendo uma propaganda de sua religião, pois o único interesse dela é te convencer a fazer parte da igreja a qual participa. Mas, se no meio desse discurso, aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.
A propaganda tem por objetivo converter opiniões, assim utiliza de várias técnicas em conjunto coma publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e ideias religiosas, políticas ou ideológicas. Exemplos de propagando são panfletos e propaganda (de rádio/TV) preparados para a audiência do inimigo durante as guerras e a maior parte das publicidades de campanhas políticas.
Propaganda, por ser ideológica, encarrega-se da difusão de uma dadaideologia, ou seja, um conjunto de ideais a respeito da realidade.
Propaganda política que tem um caráter mais permanente, possui o objetivo de divulgar um candidato, legenda ou coligação. Neste caso, mesmo que a mensagem traga informações verdadeiras, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto...
tracking img