Marketing logistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Logístico
Tendo em vista a necessidade que as empresas têm de gerar lucro e prosperar, juntamente com o fato de que isto somente irá ocorrer se elas oferecerem continuamenteprodutos/serviços com alta percepção de valor chega-se a importância que o marketing e a logística têm em desempenhar este papel.
O marketing é fundamental na definição de estratégias que tornem o produto desejadoe consumido. Ele é definido como uma ferramenta para a identificação das necessidades dos clientes de tal modo que a marca e o produto permaneçam na sua memória. Por ser uma ferramenta empregada comomeio para se atingir um objetivo de promover a marca e o produto ele não garante o lucro da empresa, mas se bem empregado pode proporcionar resultados financeiros muito atrativos.  Logo, em buscadesse resultado as empresas estão preocupadas em obterem uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes que por sua vez também não estão parados no mercado.
A logística deve disponibilizareste produto no local e no momento em que o cliente mais o desejar. Assim, as duas áreas devem agir em conjunto, pois possuem forte influência sobre como o produto é percebido no mercado. Para istopropõe-se que a logística deva assumir um papel mais efetivo, de forma a colaborar com a área de marketing e, através da gestão de estoques, flexibilização da cadeia de suprimentos e benchmarking,possibilitando a conquista de clientes e maiores lucros.

A participação da logística no marketing é caracterizada pela relação dos 4 P´s (preço, produto, praça e promoção) por causa da ligação entre oproduto ou o fornecedor do produto e o consumidor final. Logo, se pensarmos em termos de infra-estrutura esta relação fica mais evidente, ou seja, o uso de uma ferrovia, rodovia, hidrovia, marítimo,aerovia, bem como o tipo de veículo depende:
* O tempo que o consumidor está disposto a esperar para ter o produto em suas mãos em condições de uso;
* O custo que o consumidor está...
tracking img