Marketing interno na estratégia de satisfação de clientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing interno na estratégia de satisfação de clientes
Para poder atender bem aos clientes é preciso que haja na empresa funcionários motivados e felizes.
“Já faz um bom tempo que omarketing tornou-se arma estratégica das empresas para consolidar presença em mercados competitivos. Só agora, cada vez mais, o público interno, ou seja, os empregados são alvo. Companhias como a Vale do RioDoce e a Shell têm dedicado esforços e verbas para desenvolver projetos de endomarketing.”
Vale do Rio Doce
Na mineradora, um dos principais trunfos da política de trunfos da política deendomarketing é o projeto “vale viver”, lançado em dezembro de 2000, que enfatiza a qualidade de vida, contando com ações nas áreas de saúde, segurança, cultura, comunicação e meio ambiente. O objetivo éatingir 13 mil funcionários espalhados pelo país. Para chegar a tanta gente, a empresa faz uso até dos mesmos instrumentos publicitários com jingles e outdoors. Na área de cultura, a empresa costumapromover espetáculos teatrais. Há também a “família na empresa” – em que os familiares dos funcionários são convidados a conhecer o posto de trabalho do empregado. Tem ainda o programa “primeira mão”em que toda a informação importante antes de ser divulgada na mídia é distribuída aos funcionários por meio da intranet e de outros informativos.
A política de endomarketing está sendoimportante para resgatar a confiança e comprometimento após a privatização da empresa em 1997, que reduziu o quadro de funcionários de 15 mil para 11mil. “Toda a mudança é traumática, mesmo que seja paramelhor.”

Shell
Com a mudança de contexto no mercado de petróleo nos anos 90, especialmente com a desregulamentação, a empresa teve de repensar sua cultura organizacional de acordo com a novaestratégia de mercado. Em 1998, a Shell, segundo a sua vice-presidente de Recursos Humanos, Selma Paschini, começou a redesenhar valores que deveriam nortear a relação entre empresa e funcionários....
tracking img