Marketing internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura em Marketing 2011/2012
Marketing Internacional

Autores: Vera Ferreira Adriano Oliveira José Costa
Elsa Pereira


FCCE – Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa

[ Caso de estudo Sogrape Vinhos ] \

RESUMO

Palavras-chave: Competitividade, inovação, estratégia, cadeia de abastecimento, sector vitivinícola português.

A Sogrape é uma empresa que se encontra nomercado dos vinhos de mesa, sendo mesmo líder de mercado no território nacional, e com grande expansão a nível internacional. É detentora de Quintas em todas as regiões do país, o que faz com que tenha todas as qualidades de vinho (Maduro, Verde, Rosé, entre outros), a leva a abranger todos os mercados. A empresa tem uma grande capacidade financeira devido á grande exportação dos seus produtos.Devido á constante mudança da sociedade e da economia a Sogrape tem desenvolvido estratégias para se diferenciar da concorrência, passando pela aquisição de Quintas em várias partes do Globo. No entanto o mercado dos vinhos é muito vasto, o que leva a empresa a não parar e a definir novos objetivos e estratégias para que a empresa continue em crescimento. As empresas do sector vitivinícola emPortugal debatem-se com algumas contrariedades, nomeadamente, a crescente globalização das economias, as rápidas transformações ao nível da produção, da comercialização, das políticas e das medidas de regulação e funcionamento do mercado vitivinícola, bem como dos comportamentos sociais e de consumo do vinho a nível mundial. Porem, estas podem ultrapassar estas contrariedades, apostando numa gestãoestratégica da cadeia de abastecimento, ou seja, estabelecendo novos padrões ao nível da organização das actividades produtivas, da gestão e inovação de processos e no relacionamento com clientes e fornecedores, procurando alinhar todas as actividades de produção de forma sincronizada, optimizando assim a sua cadeia de valor e, consequentemente, respondendo com rapidez e flexibilidade às exigências domercado.

2

[ Caso de estudo Sogrape Vinhos ] \

ÍNDICE

Resumo 1. Introdução 2. Empresa 3. Mercado 4. Produtos 5. Estratégia de Marketing Internacional 6. Resultados Obtidos 7. Conclusão 8- Anexos

2 4 6 9 12 13 16 17 19

3

[ Caso de estudo Sogrape Vinhos ] \

1 - Introdução

O processo de globalização da economia tem exigido uma reestruturação no modo como as empresasorganizam as suas actividades produtivas. A competição mostra-se cada vez mais forte, exigindo que as empresas estejam constantemente a avaliar os seus negócios e as suas estratégias competitivas. Por outro lado, nota-se um aumento das expectativas dos consumidores, que procuram maior variedade de produtos, com maiores níveis de qualidade e preços cada vez mais acessíveis. A nível internacional, adisputa pelos mercados acentua-se, levando as empresas a especializarem-se nas suas competências centrais. O sector do vinho também se encontra em transformação eestando a passar por um processo de modernização de modo a tornar-se mais efectivo no confronto com o novo ambiente competitivo a que está submetido. Em Portugal, a cadeia vitivinícola tem sofrido algumas mudanças estruturais no sentido de seadaptar ao novo panorama competitivo, à entrada de novos concorrentes internacionais no mercado e às constantes exigências dos consumidores.

Sendo Portugal um país pequeno, o 8º lugar a nível mundial coloca-nos num dos países do mundo com maior área de vinha, 243mil hectares de área vinícola e o 10º exportador de vinho do mundo, e com um aumento de exportação em 17% no ano de 2011 eacrescentar um volume de exportações na ordem dos 230 milhões de litros. Portugal tem um grande cartaz de promoção do país, que tem como nome Mateus Rosé que é a marca por excelência da Sogrape que verdadeiramente conquistou o mundo, sendo líder de mercado em Portugal como nos outros mercados onde atua.

A Sogrape é uma empresa que prima pela inovação, qualidade dos seus produtos e satisfação dos seus...
tracking img