Marketing internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
P1 - “Quais as novas tendências mais marcantes no mercado internacional, que podem afectar as opções estratégicas das empresas portuguesas em termos de escolha de mercados, modos de entrada e oferta de marketing-mix?”

Cada vez mais, no quadro económico global, as estratégias de internacionalização têm ganho especial importância no segmento empresarial. Com a abertura e alargamento dosmercados, com o aumento da concorrência e do ritmo de inovação das tecnologias de informação e comunicação, as empresas não se podem limitar a fazer simplesmente parte do seu mercado doméstico agindo de forma reactiva às alterações da oferta e da procura. Nesta nova realidade as organizações têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e lhes ameaçam a sobrevivência. A internacionalizaçãoé uma das respostas empresariais ao desafio da globalização. A internacionalização exige que a empresa reúna competências únicas, que a possibilitem diferenciar-se no mercado alvo através de claras vantagens competitivas. Na sua maioria, o tecido empresarial Português, é constituído por pequenas e médias empresas (PME). Tendo em linha de conta este tipo de organizações, com fracos recursosfinanceiros, esta questão ganha ainda uma maior ênfase. Neste contexto, é importante compreender que a competitividade passa cada vez mais por factores como a marca, customização e serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado.
Conforme foi referido, em contexto de globalização, as empresas para sobreviverem devem alterar o paradigma da reactividade eproactivamente procurar crescer apoiando-se crescentemente em factores de competitividade imateriais. Desde logo, a gestão adequada do produto possibilita às empresas a captação e fidelização do seu cliente. O produto já não é mais apenas um benefício central, uma commodity, mas existem vários níveis de produto, que proporcionam diferentes benefícios e satisfação do seu cliente. Neste enquadramento, acustomização e a criação de serviços associados ao produto são ferramentas fundamentais para diferenciarem a sua oferta. Em processos de expansão internacional adaptar parece ser quase um imperativo. Já os serviços associados ao produto, em meios Business to Business, são fulcrais na criação de relacionamentos sustentáveis com os clientes. Estes serviços devem ser encarados numa perspectivainovadora, considerando a existência de serviços de apoio ao produto e serviços de apoio ao cliente. São estes segundos que possibilitam ao fornecedor posicionar-se de forma diferente. Por sua vez, as marcas detêm um papel-chave na competitividade da empresa, independentemente do contexto ser Business to Business ou Business to Consumer. A sua função vai muito além da identificação dos bens,diferenciando e posicionando os produtos junto dos seus públicos-alvo. Num mundo globalizado, a gestão empresarial da marca passa por opções a nível da construção de marcas locais, internacionais ou globais, tendo em atenção os custos/benefícios de cada alternativa.
Para concorrer no mercado global, as alianças são também uma forma privilegiada da empresa reforçar a sua competitividade, sendo que atravésda cooperação, a empresa reforça as suas competências, atingindo objectivos que sozinha não concretizaria.
O mercado internacional representa grandes oportunidades para as empresas portuguesas, no entanto, é necessário que neste contexto global, se evite o agravamento da nossa periferização já que a evolução da nossa economia, e a forma como tem reagido e não conseguido antecipar e superarsituações, nos foi conduzindo para um cerco económico. À luz das tendências mais marcantes do mercado internacional, já referidas, as empresas Portuguesas terão que evoluir optando pelas melhores estratégias e mercados que lhes permitam uma integração na economia global.

P2 – “Considere dois mercados, o maior do mundo actualmente os EUA e o maior mercado emergente a China, nestes mercados também...
tracking img