Marketing internacional - coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP



ANHANGUERA EDUCACIONAL /





DESAFIO DE APRENDIZAGEM









MARKETING INTERNACIONAL
Heloisa Salgado




















INTRODUÇÃO

Posicionamento é o lugar que seu produto ocupa na mente do cliente, portanto, uma das mais poderosas ferramentas de marketing não éalgo que um profissional de marketing possa fazer ao produto ou a um dos elementos do composto de marketing: posicionamento é o que acontece na mente do cliente. A posição que um produto ocupa na mente do cliente depende de uma série de variáveis, muitas das quais podem ser controladas pelo profissional de marketing.
Depois que os vários segmentos do mercado global foram identificados e um ou maisforam estabelecidos como mercado-alvo, por isso tão essencial planejar um modo de atingi-los. Nesse momento, a construção de um planejamento adequado é fundamental.
Posicionamento high-tech
Computadores pessoais, equipamento de som e vídeo e automóveis são exemplos de categorias de produto em que o posicionamento high-tech se mostra eficaz. Esses produtos são comprados, frequentemente, combase em seus atributos tangíveis, embora a imagem também seja importante. Os compradores, muitas vezes, já possuem, ou desejam adquirir, bastante informação técnica. Os produtos high-tech podem ser divididos em três categorias:
Produtos técnicos (computadores, pneus, serviços financeiros etc )
Produtos de interesse especial (produtos de entretenimento e lazer, esportivos)
Posicionamento high-touchO marketing de produtos high-touch exige mais ênfase na imagem do produto do que nas informações técnicas sobre ele. Como os produtos high-tech, no entanto, as categorias high-touch são altamente envolventes para os consumidores. Os compradores de produtos high-touch também compartilham uma linguagem comum e um conjunto de símbolos relacionados aos temas de riqueza, materialismo e romance.Produtos que resolvem um problema comum (café, refrigerante)



Produtos da aldeia global (cosméticos, moda)
Produtos que usam temas universais (materialismo, o heroísmo. entretenimento, a procriação)
A seguir será apresentado uma empresa com o posicionamento de High-touch

1. PROPOSIÇÃO DA TAREFA

Apresentando o Produto
A Coca Cola é uma marca de um refrigerante com sabor denoz-de-cola pertencente à The Coca-Cola Company, criada por John Pemberton lançada em 1886 nos Estados Unidos sendo a bebida atualmente mais comercializada no mundo, atuando em mais de 200 países, tendo menor popularidade em alguns países dentre eles podemos citar:
Escócia, onde a bebida local Irn Bru é a líder de mercado; Argentina, onde a Pepsi é a líder do mercado; Em duas províncias do Canadá:no Quebec e na Ilha do Príncipe Eduardo. A Coca-Cola também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — por um lado devido ao sentimento anti-ocidental, por ser extremamente popular em Israel e, por outro, por não ter condições de ser fabricada [carece de fontes]. Há poucos anos, a Mecca-Cola, uma versão "islâmica" da Coca-Cola, tem feito grandesucesso no Oriente Médio.
Seus principais concorrentes são:
Pepsi é uma marca de um refrigerante com sabor de cola que possui mais de 100 anos de história, com origem nos Estados Unidos, a marca está presente em 75 países nos cinco continentes.
RC Cola (Royal Crown Cola), é a marca de um refrigerante de cola surgida nos Estados Unidos em 1905.
Mecca-Cola é um refrigerante produzido pela MeccaCola World Company, empresa de origem Francesa com objetivo de se instalar no mercado onde as marcas relacionadas aos Estados Unidos não são bem vindas, como na Palestina, comercializado como uma alternativa a marcas como Coca-Cola e Pepsi-Cola para consumidores “islamicamente corretos”.
Características
A Coca-Cola é um produto de consumo, cuja Companhia possui uma gama de produtos...
tracking img