Marketing- hyundai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hyundai investe 744 milhões em publicidade. Mais de 10 mil reais por veículo, não é estranho?
Caros leitores, não achem que é perseguição com a Hyundai, mas eles estão fazendo por onde merecer. Recentemente foi publicado aqui em Motorpasión Brasil um verdadeiro desabafo do colega Rosalvo devido às insistentes propagandas enganosas que esta companhia tenta fazer o consumidor brasileiro engolir,querendo vender o Hyundai Tucson como o “Melhor Carro do Mundo”.
Agora, enquanto navegava procurando coisas interessantes para compartilhar com vocês, encontrei no Carplace um texto falando que a Hyundai investiu no mercado brasileiro 744,5 milhões de reais em “publicidade”. Segundo o site da Fenabrave (Federação Nacional dos veículos automotores), em 2009 a marca coreana emplacou no Brasil 71.052veículos, entre automóveis de passeio e veículos comerciais leves. Não há algo estranho nisso?
Utilizando uma ferramenta básica de cálculos estatísticos, se dividirmos o valor deste investimento pelo total de emplacamentos, temos uma quantia simbólica de aproximadamente R$10.500,00 gastos para convencer quanto à qualidade de um carro.
Tudo bem, e apenas uma média burra, eles anunciam mais umcarro do que outro até porque os preços que setorizam o mercado privilegiam mais a procura de uma determinada categoria em detrimento de outra… mas se este valor diminui um pouco para um veículo, aumenta um pouco para outro.
No texto da Carplace que citei, há uma tabela com o os maiores valores investidos em publicidade no país, e dentre as montadoras automotivas, o recorde é da coreana. Fiat, aque mais vendeu no país, vem em segundo lugar, seguida da Ford, General Motors (Chevrolet), Volkswagen e Grupo PSA (Peugeot Citroën).
Investimento x Emplacamento
Utilizando os valores fornecidos no Carplace, montamos a tabela abaixo, na qual analisamos a eficiência do investimento em marketing das companhias automotivas que atuam no Brasil.

Para não parecer tendenciosa, organizei a tabela emordem alfabética… mas não é difícil perceber que há um número que destoa bastante de um patamar aparentemente normal, e esta empresa de destaque é a: Hyundai!
Enquanto a Fiat e a Vokswagen se mostram mais eficiente no marketing (concordo que os carros chefes de ambas promovem uma venda global muito superior devido à categoria a que pertencem) o Grupo PSA dentro de um padrão considerado normal, é aque mais paga para te convencer a comprar.
É difícil entender esta estratégia da Hyundai. É fato que o Hyundai Tucson dentre os concorrentes vende muito mais, mas gostaria de saber o que vocês leitores, principalmente os proprietários deste veículo, o que acham de pagar mais de 10 mil reais no veículo só pela propaganda? Ele vale o que promete ser?

Por que a Hyundai vende mais carros do queas demais montadorasEnquanto as montadoras americanas lutam para sobreviver, a sul-coreana Hyundai Motors se destaca pelo seu marketing ousado e por projetos maciços de melhoria da qualidade. A empresa causou um enorme impacto no início do ano ao anunciar que o programa de Garantia Hyundai permitiria ao consumidor devolver o veículo adquirido caso perdesse o emprego. As montadoras rivais e empresasde outros segmentos não tardaram a fazer promessas semelhantes.Já faz alguns anos que a Hyundai começou a investir em novos modelos e em programas de qualidade que conferiram maior solidez à empresa, permitindo-lhe lucrar em meio à crise atual que tomou conta da indústria automotiva mundial, conforme explicam os professores da Wharton.“É evidente que a Hyundai trabalha em frentes diversas nointuito de tirar alguma vantagem da crise”, observaJohn Paul MacDuffie, professor de administração da Wharton especializado na indústria automobilística e diretor adjunto do Programa Internacional de Veículos Motores [International Motor Vehicle Program].Em 2008 — um ano terrível para as empresas automobilísticas — as vendas globais de carros da Hyundai Motors cresceram 2%, elevando as receitas da...
tracking img