Marketing - Estudo do caso Claybom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO

A Claybom foi uma marca líder no mercado de margarinas no passado, porém há alguns anos ela estava totalmente abandonada, tendo ficado com apenas 1% de market share entre 2011 e2012. A marca passou por uma reformulação para renovar sua imagem e o seu público. Veja o trecho de reportagem a seguir:

“O desafio da empresa tem duas frentes: de um lado desenvolver o mercado deuso culinário da margarina, considerado pequeno no Brasil quando comparado a outros países. Do outro lado, o desafio era rejuvenescer a Claybom sem prejudicar a lembrança que o consumidor tem damarca. “Nas nossas pesquisas, percebemos uma lacuna muito grande da questão do uso culinário da margarina pela consumidora brasileira. Percebemos também a força da Claybom e o apreço que as pessoas têmpor ela.
Queremos educar e incentivar para o uso da margarina na culinária. Mas precisávamos de uma marca que pudesse facilitar este trabalho. A Claybom é perfeita para este propósito”, afirmaEduardo Berstein, Diretor de Marketing da BRF (Brasil Foods), em entrevista ao Mundo do Marketing.

O primeiro passo para “relançar” a Claybom foi dar-lhe um posicionamento claro, dando destaque ao seuuso culinário, mas sem descartar que ela pode ser utilizada também para passar no pão. Por isso foi criado o mote “Claybom Para Tudo é Bom”. A empresa enfatiza a versatilidade do produto para atrairum perfil diferente de consumidora: mulheres mais jovens, entre 30 e 40 anos, que possuem diversas atribuições, trabalham, estudam e cuidam da casa.

Com isso, a marca se afastou das consumidorasmais velhas e modernizou sua linguagem. Sua identidade visual e suas embalagens foram atualizadas. O tradicional esquema de cores em tons de amarelo foi substituído por azul e verde para sediferenciar no ponto de venda. A imagem da menina que simbolizava a Claybom foi retirada, mas foi mantido o “Nhac”, som de mordida utilizado na comunicação da margarina”.


Comente sobre a estratégia de...
tracking img