Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 179 (44639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEONARDO BRANDÃO

CORPOS DESLIZANTES, CORPOS DESVIANTES: A PRÁTICA DO SKATE E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ESPAÇO URBANO (1972 – 1989)

DOURADOS 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO

CORPOS DESLIZANTES, CORPOS DESVIANTES: A PRÁTICA DO SKATE E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ESPAÇO URBANO (1972 – 1989)

Dissertação apresentada comorequisito parcial para a obtenção do título de Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob a orientação do Professor Doutor João Carlos de Souza.

LEONARDO BRANDÃO DOURADOS 2006

LEONARDO BRANDÃO

CORPOS DESLIZANTES, CORPOS DESVIANTES: A PRÁTICA DO SKATE E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ESPAÇO URBANO (1972 – 1989)

COMISSÃO JULGADORA

DISSERTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO GRAUDE MESTRE

Presidente e Orientador PROFº DRº JOÃO CARLOS DE SOUZA – UFGD _________________________________________________________________________ 2º Examinador PROFº DRº EUDES FERNANDES LEITE - UFGD _________________________________________________________________________ 3º Examinador PROFº DRº MARCOS SILVA – USP _________________________________________________________________________Dourados,______de_________________de 2006.

DADOS CURRICULARES LEONARDO BRANDÃO

NASCIMENTO

25/02/1977 – SÃO PAULO/SP

FILIAÇÃO

Murilo E. Brandão Ana Cristina F. Brandão

2000/2004

Curso de Graduação – Licenciatura Plena e Bacharelado em História Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Florianópolis/SC

À minha mulher Daniela Brandão.

AGRADECIMENTOS

Agradeço atodos os professores da UFGD pelas conversas e orientações, em especial ao meu orientador Dr. João Carlos de Souza, ao professor-reitor Dr. Damião Duque de Farias, ao professor Dr. Eudes Fernando Leite e ao professor Dr. Marcos Silva da USP. Também gostaria de agradecer, de uma forma especial, a mantenedora das Faculdades Integradas de Fátima do Sul, a Doutora Ively Monteiro, pela confiança e peloincentivo a minha prática docente em sua instituição. Ademais, gostaria de prestar meus sinceros agradecimentos a todos que colaboraram com esta pesquisa, principalmente àqueles que me forneceram muitas das fontes utilizadas nesta dissertação, sem as quais esta seria impossível. Neste sentido, agradeço especialmente aos seguintes skatistas: Cesinha Chaves (RJ), Sidnei Mazzoco (SP) e Fernando (SC);ao professor Msc. Tony Honorato (PR) e ao meu tio Márcio Brandão. Não poderia deixar de agradecer também a revista 100% Skate pelas informações e esclarecimentos sobre a prática do skate. Também gostaria de deixar registrado os meus agradecimentos a meus familiares: meu pai, Murilo E. Brandão, minha mãe, Ana Cristina F. Brandão e minha irmã, Lilian C. Brandão. Para finalizar, um agradecimento maisdo que especial a minha mulher, Daniela Brandão, que por tanto me escutar, ler esta dissertação várias, várias e várias vezes, pode se considerar uma especialista neste assunto.

RESUMO Esta dissertação teve por objetivo discutir a prática do skate de rua (streetskate) através de suas representações no espaço urbano. Partindo da análise de um vídeo-documentário norte-americano, intitulado“Dogtown and Z-Boys: Onde Tudo Começou”, desenvolveu-se uma série de questões pertinentes à corporeidade, à apropriação dos espaços urbanos e aos processos de identificação juvenis. Trata-se de uma pesquisa sobre a história do tempo presente, que atina para um período de transformações compreendido entre as décadas de 70 e 80 do século passado, caracterizado aqui como o da pós-modernidade. Após analisaro início do desenvolvimento do skate nos Estados Unidos, partiu-se para uma discussão dessa prática em território nacional, utilizando-se para tanto uma série de revistas, cartas, depoimentos e fotografias de skate. A associação entre esta atividade e a contracultura, assim como com o movimento do punk-rock e as artimanhas da indústria cultural, mostraram-se profícuas para melhor qualificar...
tracking img