Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Pós Graduação
MBA Empresarial





Leandro Seriani nº 15.418







Paper: Marketing Esportivo








São Caetano do Sul
2011

Leandro Seriani nº 15.418











Paper: Marketing Esportivo


Trabalho da disciplina de Metodologia Aplicada ao Trabalho Científico, no MBAEmpresarial na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.


Orientador:
Prof.ª Eliana Vieira de Godoy.






São Caetano do Sul
2011

1. Resumo


Neste trabalho, buscou-se avaliar o marketing esportivo na atualidade e qual é a sua significância para as corporações de aderem a este veículo de comunicação. Também navisão próprio esporte, quão grande é a importância dos patrocinadores e dos investimentos em divulgação para manutenção e suporte ao esporte.
Ponderando-se as opções que se criaram diante das características de cada modalidade esportiva, consideraram-se também os efeitos socioculturais e socioeconômicos motivados pelo marketing esportivo, além do fato de o esporte trazer um pacote desentimentos tais como a alegria, a adrenalina, a conquista, dentre outros, que são intrínsecos ao esporte.

2. Palavra Chave: Marketing esportivo. Divulgação no meio esportivo. Divulgação através do esporte.


3. Introdução

Bernard (vôlei masculino), Oscar, (basquete), João do Pulo (atletismo), Ayrton Senna (automobilismo), Hortência (vôlei feminino), Zico (futebol). Estes são alguns dosgrandes nomes do esporte brasileiro que surgiram entre as décadas de 70 e 80. A mídia também intensificou a divulgação deste tantos, o que despertou intensamente o interesse do público jovem pela prática de alguns esportes e o interesse em acompanhar seus ídolos através da mídia.
Desde então, muito também tem se falado da importância do esporte com o objetivo de se preservar a saúde, um tantoquanto comprometida pelo alto índice de stress produzido nos tempos modernos.
Com todas estas significativas mudanças, grandes empresas demonstraram interesse em associar as suas marcas à prática do esporte, e como atingir um novo público, até então praticamente não explorado pelos meios de marketing, até porque os planos de mídia eram fundamentalmente genéricos, ou seja, desenvolvidos paraatingir todo e qualquer público, independente da faixa etária ou características de vida e consumo.
Só para citar alguns exemplos do marketing esportivo de sucesso, marcas como Camel e Malboro (cigarros), Campari e Fosters (bebidas) ficaram muito conhecidas por patrocinarem fundamentalmente o automobilismo. Pirelli e Banespa, marcas que também se tornaram conhecidas por patrocinarem o voleibol.
Nadécada de 80, que os clubes de futebol tiveram a liberação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para comercializarem o espaço das suas camisas para o patrocínio de empresas. Nas vésperas das eleições para governador (1982), o Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes mais tradicionais e populares do futebol brasileiro, estampou em sua camisa uma célebre frase: “Dia 15, vote!”. No anoseguinte, o Corinthians foi o primeiro clube do Brasil a negociar com contrato de patrocínio, estampando na frente de sua camisa a marca Cofap, fabricante de amortecedores automotivos.

4. Por que as empresas se interessam pelo marketing esportivo

Permanentemente, as empresas precisam buscar situações novas para divulgar seus produtos/ serviços, atingir novos públicos e manter fiéis osconsumidores já conquistados. Também precisam reciclar a imagem do seu produto/ serviço, logo todo mercado esta sujeito a diversas mudanças, novas tendências e acima de tudo, o surgimento de outras marcas concorrentes.
O marketing esportivo tem como principais características, o fato de associar a emoção do evento esportivo, seja ele qual for ao produto ou serviço a ser divulgado, o que gera...
tracking img