Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




A crescente escolha das empresas pelo esporte como seu ‘negócio’ tem crescido constantemente em busca de um ‘novo esporte’, que esteja mais ajustado aos anseios da nossa sociedade que está sempre em mudança. O marketing esportivo surgiu para ficar e se tornar uma ferramenta estratégica e poderosa de marketing. A visão míope dos clubes brasileiros de que o marketingesportivo é somente uma tendência ficou de lado e agora é visto como uma obrigação. As principais equipes esportivas vêem nesse departamento uma forma de melhorar sua administração ao mesmo tempo em que se aumenta a geração de receita.
Ao definirmos o marketing esportivo, é possível observar que tal definição se baseia nos mesmos princípios do conceito de marketing, logo, pode-se dizer que o marketingesportivo ‘é a aplicação específica dos princípios e processos de marketing aos produtos esportivos e ao marketing de produtos não-esportivos por meio de associação com o esporte’ (SHANK, 2002 apud SUMMERS; MORGAN, 2008, p. 6).
O setor do marketing esportivo vem crescendo ano após ano no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela FGV no ano de 2002, a indústria do esporte, emprega mais detrezentas mil pessoas no Brasil, movimenta R$25 bilhões por ano e, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira tem um crescimento estimado em 3,94% para 2011 o marketing esportivo registra um crescimento de 12,34% ao ano.
Na Europa, estima-se que de 1,5 milhões a 2 milhões de pessoas trabalhem na indústria esportiva, com o esporte respondendo por 1,61% dos empregos apenas naGrã-Bretanha. Quanto às receitas relacionadas, vestuários e equipamentos esportivos respondem por mais 60.000 empregos na União Européia (EU Report of Sports em Employmente, 1999). Na Alemanha, o esporte responde por 1,4% dos PIB, enquanto que, no Reino Unido, o percentual é de 1,6%. Estima-se que a indústria esportiva seja responsável por 3% do comércio mundial e que a Europa responda por 36% dessaatividade, ao passo que os Estados Unidos respondem por 42% (Commission of European Communities, 1999).
Sabe-se que hoje o esporte é um grande negócio, já que, as empresas podem encontrar uma modalidade esportiva que se enquadre com o seu tipo de negócio e/ou produto e, conseqüentemente, serem vistas com simpatia pela maioria do público jovem e por consumidores em geral, pois são essas pessoas quetêm influenciado, de várias formas, as estratégias de marketing esportivo nos clubes esportivos do mundo, principalmente, no futebol.




1. Justificativa do TCC


O mundo do futebol é tão incrível que já é considerado como sendo parte fundamental da cultura brasileira e, porque não, de todo mundo. Esse esporte, de onde se cria um universo imenso de atletas, torcedores,dirigentes, técnicos, empresários e mídia, deixou de ser visto somente como atividade física, lazer e entretenimento e passou a ser visto como uma poderosa arma de captação de recursos através dos atletas e dos produtos esportivos diversos.
A Sociedade Esportiva Palmeiras possui a quarta maior torcida do Brasil, contando com aproximadamente 18 milhões de torcedores que levam consigo umaimagem de ser uma das torcidas mais apaixonadas, vibrantes e ativas, sempre presente nos jogos e adquirindo os produtos que levam o nome e a marca do clube. Já sua maior torcida organizada, a Mancha Verde, possui mais de 26 mil sócios espalhados pelas sub sedes do país e do mundo (Japão, Inglaterra e Estados Unidos da América).
Levando em consideração esse sentimento em relação aotime por parte dos torcedores e das torcidas organizadas, conclui-se que pode se tonar difícil e desgastante para o profissional de marketing esportivo conciliar suas estratégias com esse sentimento, muitas vezes, inconstante.










2. Justificativa da Modalidade Escolhida




Segundo Silva e Menezes (2001), pesquisar significa, de forma bem simples,...
tracking img