Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING ESPORTIVO - AÇÕES DE MAKETING ESPORTIVO CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO FACULDADE MAURICO DE NASSAU.



¹Felipe Correia da Costa


RESUMO

O Brasil esta entrando na rota dos maiores eventos esportivos do mundo, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sendo assim esta aumento as empresas interessadas em aumentar seus lucros através de propagandas esportivas, poiselas estão na busca constante de encontrar um diferencial competitivo sobre os concorrentes. Desta forma, o objetivo da pesquisa é conceituar as ações de marketing esportivo e determinar a existência de uma vantagem competitiva ao investir neste modelo de marketing. Foi-se utilizada a Faculdade Mauricio de Nassau como instituição a ser analisada sobre esse processo de utilização do marketingesportivo. A coleta de dados adotada foi à utilização de entrevista com o gestor responsável sobre estes investimentos na instituição conjuntamente com dados pesquisados na própria instituição e em livros e artigos. O resultado obtido foi à confirmação da criação de uma vantagem competitiva solida através da utilização bem planejada e traçado do marketing esportivo, e o grande sucesso das ações demarketing esportivo, que a instituição faz a medição através de retornos de propagandas na mídia.













Palavras-Chave: Vantagem competitiva, Ações de marketing esportivo, Instituição.



Abstract

The Brazil is entering the route of the world's biggest sporting events such as the World Cup and the Olympics. So this increase in companies looking to increase their profitsthrough advertising sports because they are in constant search to finda competitive edge over competitors. Thus, the research objective is to conceptualize the actions of sports marketing and determine the existence of acompetitive advantage by investing in this marketing model. It is used to Mauriciode Nassau College as an institution to be examined on this process for use of sportsmarketing. Data collection adopted was the use of an interview with themanager in charge on these investments in the institution together with research data in their own institution and in books and articles. The result was the confirmation of the creation of a competitive advantage by using solid and well-planned layout of sports marketing, and the great success of the actions of sports marketing, theinstitution is measured by return on media advertising.








































1. Introdução

O marketing esportivo no Brasil esta em franco desenvolvimento, atraído por grandes investimentos, a cada dia os empresários notam o potencial que se obtém fazendo este tipo de marketing.

È esperado para a Copa do Mundo do Brasil juntamentecom as Olimpíadas do Rio de Janeiro um investimento de U$$200bilhões, fora investimentos em construção civil, turismo e recursos humanos (Garcia, 2012).

Com alguns investimentos o setor esta atraindo cada dia mais empresas interessadas nesta modalidade de marketing, como a Brahma que no mundial da África do Sul participou pela primeira vez como patrocinadora oficial dos jogos. O gráficoabaixo mostra bem o aumento de investimento publicitário a cerca do esporte tanto na TV aberta quando na TV paga:

[pic]

Apesar desses números animadores as empresas brasileiras necessitam investir em formação profissional e capacitação, pois não se há espaço para o antigo marketing esportivo intuitivo, ou apaixonado, a boa qualificação esta se tornando um diferencial para a área, quepossui uma perspectiva de crescimento de 15% ao ano no mundo.

Com esse notável desenvolvimento e investimento do setor, o marketing esportivo voltado para IES (Instituição de Ensino Superior), esta crescendo na mesma proporção, por conta de algumas alterações de regulamento feitas pela CBDU (Confederação Brasileira de Desporto Universitário) no ano de 2005, a quantidade de instituições que...
tracking img