MARKETING ESPORTIVO A INDÚSTRIA DO ESPORTE

953 palavras 4 páginas
MARKETING ESPORTIVO

A INDÚSTRIA DO ESPORTE

Por Paloma de Castro,
Publicidade e Propaganda, UFPE.

A indústria do esporte trata do mercado que vende produtos ligados direta ou indiretamente com o esporte e/ou entretenimento que envolve essa área. O esporte, em geral, é o termo usado para determinar toda a abrangência que as modalidades esportivas abordam e podem oferecer para o mercado de entretenimento, desde produtos esportivos a bens de serviço.
Esse mercado ainda pouco explorado, principalmente no Brasil, é fator de crescimento do PIB do país, pois com a chegada de grandes eventos esportivos e a “exploração midiática” de atletas ídolos as empresas estão investindo nesse meio. Porém, comparado ao investimento na indústria do esporte dos Estados Unidos (3,2% do PIB em 2010), por exemplo, o Brasil (1,9% do PIB em 2010) ainda encontra-se em desvantagem.
Além disso, por envolver vários setores da economia, o esporte desperta interesses de médias e pequenas empresas também que não encontram grande espaço no mercado. É preciso que seja feita uma análise melhor desses setores para que os investimentos sejam mais efetivos.
Em uma reunião do Code e do FIESP em julho, o diretor-secretário da FIESP, Mario Eugenio Frugiuele, citou que: “A mudança de comportamento dos jovens, com o sedentarismo infantil, por exemplo, pode afetar o setor. Na cultura brasileira, o esporte não é fundamental, não faz parte da vida, pela própria situação de desenvolvimento. Essas são variantes fundamentais para analisar a mudança de comportamento”. Na opinião de Frugiuele, uma solução seria vincular o esporte à educação, a fim de criar um legado de cultura do esporte. Mas ressalvou: “Para isso, será preciso uma mudança estrutural nas escolas”.
Em contraponto aos problemas enfrentados pela indústria do esporte, estão os fatores que contribuem para o aumento do setor esportivo no marketing.
Pode-se citar três características principais:
1. Aumento da oferta dos esportes: No Brasil,

Relacionados