Marketing escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO





A educação é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um país, pois é através da educação que um país atinge melhores desempenhos, tanto em áreas como: saúde, tecnologia e etc, e também em relações a melhorias no nível de renda, empregos e qualidade de vida para a população. (Brasilescola, 2006 ).
      A primeira grande ruptura travou-se com achegada dos portugueses ao território do Novo Mundo. Os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. Até o período republicano, não houve uma grande mudança no modelo educacional no Brasil. (Brasilescola, 2006 ).
      Com a promulgação da Constituição de 1988,as Leis Diretrizes Bases (LDBs) anteriores foram consideradas obsoletas, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído.
      A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudançasem relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. Gestão democrática do ensino público e progressivo autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15).
- Ensino fundamental obrigatório e gratuito (art. 4).
- Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educaçãobásica (art. 24).
- Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26).
- Formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, sendo aceito para a educação infantil e as quatro primeiras séries do fundamental formação em curso Normal do ensino médio (art. 62).
- Formação dosespecialistas da educação em curso superior de pedagogia ou pós-graduação (art. 64).
- A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69).
- Dinheiro público pode financiar escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas (art. 77).
- Prevê a criação do Plano Nacional deEducação (art. 87).
      Atualmente o Brasil tem avançado muito nas últimas décadas, embora tenha muito ainda a ser feito, muitas famílias vem investindo para a educação básica (ensino fundamental e médio) e também em um ensino superior, com a esperança de uma oportunidade melhor no mercado de trabalho. (Brasilescola, 2006 )
      A situação da educação no Brasil apresentou melhoriassignificativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país. (Brasilescola, 2006 )
      Na última década do século XX - 1991/2000,a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade caiu de 20,1% para 13,6 %. Essa queda continua sendo percebida ao longo dos primeiros anos do século XXI, chegando a 11,8% em 2002. No entanto, apesar dessa redução, o país ainda tem um total de 14,6 milhões de pessoas analfabetas. (Brasilescola, 2006 ).
      Além do mais, a redução na taxa de analfabetismo não foi a mesma nasgrandes regiões do país.O Brasil chegou ao final do século XX com 96,9% das crianças de 7 a 14 anos de idade na escola. Entretanto, em 2002 apenas 36,5% das crianças de zero a seis anos de idade freqüentavam creche ou escola no país. O percentual ainda é menor se levarmos em conta as crianças de zero a 3 anos de idade. Destas, apenas 11,7% estão matriculadas em creche ou escola. (Brasilescola,...
tracking img