Marketing escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Plano de marketing

* Situação atual de mercado

A região onde a escola será instalada é predominantemente voltada para a residência e pequenos comércios.
Com relação à estrutura urbana, o conjunto habitacional possui todas as ruas asfaltadas, rede de água e esgoto, eletricidade, correios, telefonia, cobertura de TV por assinatura e internet banda larga, linhas de transportepúblico urbano, posto de saúde familiar e posto policial. Possui ainda, boa rede de comércio composto de supermercado, padaria, farmácia, escola de idiomas e de música, uma escola estadual de educação fundamental, duas escolas particulares de educação infantil. Próximo dali, na cidade satélite de Santa Maria, encontra-se o recém inaugurado hospital da região com ótima estrutura, bem como outras escolasparticulares. Por se tratar de região do entorno de Brasília, todas as escolas particulares que promovem os serviços de educação infantil, possuem uma estrutura física pequena, pois suas instalações são adaptações em imóveis residenciais, e a educação de baixa qualidade, pois percebe-se a fraca formação dos professores, o que se leva a crer que a remuneração destes também seja baixa. Nos turnos damanhã e da tarde das duas escolas localizadas no condomínio, estão matriculados não mais que 100 alunos em cada, sendo que em uma delas é fornecido refeições para crianças da creche, sendo estas o único diferencial competitivo entre elas. São freqüentadas por crianças cujos pais possuem recursos financeiros potencialmente idênticos aos das famílias que residem no centro da capital, e que porestarem distantes de seus empregos, e possuírem pouca ou nenhuma flexibilidade de horário e locomoção, optam por matricularem suas crianças nas escolas deste conjunto habitacional, ou ainda, os desloca para a cidade de Valparaiso de Goiás, na qual existem escolas um pouco melhores, o que neste caso, causa-lhes alguma apreensão quanto à distância e segurança dos filhos, tendo em vista necessitarem edependerem de transporte escolar. Sob este prisma, o potencial de alunos para o novo empreendimento pode chegar a cerca de 250 crianças/mês.
A maioria dos moradores, ou seja, pais e responsáveis, é composta por funcionários dos governos estadual e federal, mas há também uma parcela formada por funcionários de empresas privadas, e profissionais liberais como médicos e advogados, que geralmentetrabalham no centro administrativo de Brasília, cujo a renda mensal é similar aos moradores do plano piloto. Além destes, há também alguns empresários locais, com bom poder aquisitivo.

* Pesquisa Quantitativa

Localizadas no interior do condomínio, estão instaladas duas escolas particulares de educação infantil. Em cada uma delas estima-se que hajam matriculadas não mais que cem crianças emtodos os turnos, perfazendo um total de duzentas crianças, podendo-se considerar um público potencial de 250 crianças poderem ser matriculadas no novo empreendimento, considerando as crianças que estudam fora das escolas do condomínio.

* Fornecedores

Papelaria ABC
SIG Sul Quadra 2 Lote 668 S/N
Brasília/DF
Fone: (61) 2103-1515
www.abcloja.com.br

* Macroambiente

Noconjunto habitacional Residencial Santos Dumont, estima-se que haja uma população de aproximadamente treze mil pessoas, entre funcionários públicos federais, estaduais, profissionais liberais e pequenos empresários, cujo a renda familiar seja em torno de R$ 4 mil/mês.
Com relação a população infantil em idade de 0 a 6 anos de idade, estima-se que o número aproxime-se de cerca de 400 crianças.

*Objetivos Financeiros e de marketing

Investindo-se cerca de R$ 10.000,00/ano, é esperado que se consiga logo no primeiro ano de vida do empreendimento, que sejam matriculadas aproximadamente cem crianças, cujo o retorno financeiro somente das matrículas efetivadas cobrirá o total investido em marketing.

* Estratégia de Marketing

Observar através de pesquisas de mercado e do...
tracking img