Marketing em eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente artigo se sustenta no pressuposto que os eventos empresariais são estratégias inteligentes para fidelizar os clientes, com vista a refletir que o mercado de eventos é muito dinâmico, porque propicia novos negócios, novos clientes, novas empresas, novos produtos. Este ramo alavanca a economia do Brasil e faz com que as empresas promovam sua marca. Os eventos servem comoferramenta de integração por meio da qual busca-se a participação do máximo possível de pessoas. Dessa maneira, a gestão de eventos é uma estratégia que permite destacar a comunicação em toda a empresa e pode, também, servir como meio de sua divulgação no ambiente em que está inserida. Muitas empresas aumentaram a aplicabilidade dos eventos para manter um relacionamento com seus clientes e fidelizá-losde uma forma diferenciada. Pode-se afirmar que a utilização dos Eventos Empresariais como estratégias de Marketing de Relacionamento é uma forma inteligente, perspicaz para promover a empresa e beneficiar seus clientes fiéis.
.

Palavras-chave: Eventos Empresariais, Estratégia Inteligente, Marketing de Relacionamento.

*

* SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 RELAÇÕES PÚBLICAS 4
2.1O Papel do Relações Públicas nos Eventos 6
3 MARKETING 8
4 COMPOSTO DE MARKETING 9
4.1 Produto 11
4.2 Preço 12
4.3 Praça 14
4.4 Promoção 15
5 EVENTOS 16
6 MARKETING DE RELACIONAMENTO EM EVENTOS 20
7 EVENTOS EMPRESARIAIS NA ECONOMIA 22
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26

INTRODUÇÃO
Devido aos avanços tecnológicos, principalmente no âmbito da comunicação,torna-se imprescindível atentar cuidadosamente para as relações humanas que se estabelecem entre as mais diferentes situações em que as pessoas podem interagir.
Dentre essas situações, interessa-nos mais especificamente o setor mercadológico cuja evolução desafia a competência humana para por em prática seus conhecimentos e habilidades, inclusive comunicativa, com vistas a vencer a concorrênciaacirrada e gerar grandes lucros junto a clientes cada vez mais atentos as informações. Assim, é possível dizer que comunicação e competência humana são elementos que, juntos a outros, também interferem no sucesso de uma empresa.
Atualmente, a veiculação de produtos e/ou informações e a persuasão de clientes têm sido praticadas por meio de eventos. Nesse contexto, colocam-se em evidência ashabilidades e competências dos profissionais de Relações Públicas e de Marketing para organizar e viabilizar a prática de eventos de negócios como Feiras (empresariais), rodadas de negócios, convenções de vendas e congressos, entre outros, realizados para troca de experiências, informações e atualizações, e com a finalidade de divulgar negócios, marcas, produtos/serviços.
O mercado de eventos crescerapidamente no Brasil, segundo pesquisa divulgada em junho de 2008 no site da FBC&VB – Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (2009): são realizados, anualmente, 319.488 eventos no país. A região sudeste recebe mais de 60%, seguida pela região sul e esses eventos envolvem quase 80 milhões de participantes e geram 727.168 empregos diretos e indiretos, movimentando R$3,7 bilhõesde tributos por meio de promoção de feiras, congressos e iniciativas similares.
Os eventos servem como ferramenta de integração por meio da qual busca-se a participação do máximo possível de pessoas. Dessa maneira, a gestão de eventos é uma estratégia que permite destacar a comunicação em toda a empresa e pode, também, servir como meio de sua divulgação no ambiente em que está inserida.Meirelles (1999) considera que os objetivos de um evento é o que se pretende alcançar com sua realização, seja ele institucional ou promocional. Nesse sentido, os objetivos são indispensáveis para criar, manter e divulgar o conceito e a imagem de uma instituição ou marca.
Os profissionais de eventos são capazes de transformar um simples encontro formal entre empresa X clientes, em um momento mágico,...
tracking img