Marketing electrónico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PUBLICIDADE ONLINE: INTERNET ADVERTISING

A atitude dos consumidores face à publicidade na Internet tem suscitado por parte dos investigadores um grande interesse científico. Num estudo realizado por Schlosser Shavitt e Kander (1999) enjoyment, informativeness, e utility, foram identificados como os três factores que mais contribuem para a formação da atitude em relação à publicidade online.Estes autores acrescentam que a publicidade na Internet é considerada mais informativa e mais fiável do que a publicidade em geral. (Rita et al, 2006: 89 90).
Embora sendo uma realidade que não se enquadre a realidade do nosso país (Moçambique), que se encontra ainda economicamente debilitado, e que nem todos, embora um número considerável, tenha acesso as mais avançadas tecnologias deinformação, especificamente a internet. E por isso só as grandes empresas optem por usar também a internet para fazer conhecer seus produtos e serviços, mas, pelos custos e abrangência optem por dar ênfase a outras formas de publicidade offline.
Para Gordon e Lima-Turner (1997), os consumidores não têm, por um lado, objecções a anúncios na web desde que estes estejam claramente identificados.
Por outrolado, os consumidores preferem anúncios dirigidos a alvos específicos e aceitam a ideia de que os seus dados clickstream sejam monitorados para esse fim.
Finalmente, afirmam que os consumidores querem anúncios web com características de entretenimento.
Por sua vez, Korgaonkar e Wolin (2002) verificaram que os utilizadores web mais frequentes (heavier users) consideram que os anúncios web são maishonestos e credíveis, fornecem mais entertenimento e são mais agradáveis e informativos.
Tendo sempre em conta os aspectos éticos na internet, os que por vezes são violados e tirando a dita homestidades e credibilidade dos anúncios online.
Estes utilizadores referem ainda que a publicidade na Internet é positiva, que gostam mais dela e pensam que exerce um efeito de redução do preço dosprodutos.
A publicidade na Internet regista um conjunto de diferenças significativas em comparação com a publicidade que tem lugar em média tradicionais (Kassaye, 1997).
Neste contexto, falta o contacto directo entre as partes, embora mais conveniente e cómodo para o vendedor que tem seu trabalho facilitado, pois o consumidor é quem tem que buscar mais sobre o produto ou serviço diferente do queacontece no tradicional, embora trazendo vantagens consideráveis.
A publicidade online permite o fornecimento de grandes quantidades de informação e fontes sem limites de espaço e tempo, a capacidade para o targeting de grupos específicos e indivíduos, interactividade dos anúncios online que confere à audiência a capacidade de «escolha e resposta» (direct response) a um anúncio do seu agrado. (Rita etal, 2006:91).
A Internet é excelente para levar à acção, é a fonte mais credível, eficaz como meio de comunicação bidireccional e percepcionada como não irritativa e complementar aos media tradicionais – TV, rádio, imprensa, outdoors (Calisir 2003).
A sinergia publicitária entre a televisão e a Internet conduz a mais atenção, percepção da mensagem publicitária como mais credível e a um nívelmaior de satisfação do que a repetição de anúncios publicitários (Cheng e Thorson 2004).
A publicidade na Internet é concretizada mediante a implementação de uma diversidade de formatos em sites, como formatos interactivos (banners, buttons e skyscrapers), patrocínios, slotting fees, interstitials e superstitials, keyword search, classifieds, rich media e referrals. Além disso, existem igualmenteapostas importantes na aplicação de formatos publicitários para correio electrónico e Internet móvel sem fios em telemóveis e PDA.

PUBLICIDADE EM SITES
A publicidade em sites pode assumir vários formatos conforme se incluam texto, gráficos, som, imagem ou hiperligações.
Banners
Banners, buttons e skyscrapers (Gatarski, 2002) ocupam um espaço determinado para aluguer em páginas web. Os...
tracking img