Marketing educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste trabalho falaremos sobre o começo do Marketing, passando para o Marketing Educacional e qual a sua importância na escola.
A base do trabalho foi feita sobre a obra de Marcos Cobra, “Marketing Educacional”.
Podemos perceber que todas as áreas da nossa vida desde a 2º Guerra Mundial necessitam de Marketing, umas já estão mais avançadas, mas no caso Marketing Educacional ainda seprecisa de muita orientação, tanto para as escolas como para as instituições.
Mas o que casa instituição precisa parar para se preocupar antes de qualquer marketing ser exercido sobre a sua empresa, é cuidar dela, professores, funcionários, administração, todos precisam acreditar que a sua instituição o melhor crescimento intelectual que um pai pode oferecer para o seu filho, porque a partir desseponto, poderemos transmitir ao público-alvo, que a nossa instituição é a melhor, e um diferencial, “nós acreditamos nela”.

PALAVRA – CHAVE: Marketing – Marketing Educacional – Escola – Gestão Escolar - Pedagogia

INTRODUÇÃO
Segundo Marcos Cobra, (1998), marketing “é mais do que uma forma de sentir o mercado – é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas”,ou seja, “é uma forma de sentir, perceber e se comunicar com o mercado, tentando gerir a capacidade de demanda de bens e serviços.”.
No entanto, para chegarmos à atual definição de marketing, passamos por várias etapas, que envolvem as próprias transformações de seu conceito e o de público no percurso histórico, econômico, social e cultural contemporâneo.
No decorrer do trabalhoveremos que o Marketing Educacional está nas escolas e instituições há tempos, mas ninguém ainda tinha dado essa nomenclatura ou percebido a existência e a suma importância.
Importância tal que o orientado é que nenhum estabelecimento viva sem Marketing, assim podemos afirmar que as escolas e instituições se encaixam nesse grupo, que a cada dia aumenta.
Tudo nos leva a simples perguntas,As escolas sabem o que é marketing educacional? Se sim, por que não a exploram? A instituição adventista sabe usufruir desse benefício?
Muitas escolas e instituições acreditam ser desnecessário o uso do marketing educacional, e que somente uma propaganda, o boca a boca, presentinho em data comemorativa, festinha de final de semestre e reunião com os docentes para descobrir os “assuntos dasemana” são suficientes para sua escola ser considerada a melhor. Mas é como o ditado diz “santo de casa não faz milagre”.
Muitas vezes essas escolas e instituições estão tão entretidas em problemas grandes e urgentes, ao ver deles, que se esquecem no óbvio e útil, como coisas simples e fáceis tanto para os docentes, como para pais e alunos.
O objetivo geral da pesquisa é conhecer asituação educacional relacionada ao marketing.
Este tema tem muita importante para a busca do conhecimento em relação à área estudantil, sabendo que o marketing é muito mais do que mídia criativa, ou agências, tratando-se de tecnologia, expansão de áreas antes não exploradas, como relacionamento aluno-cliente e escola-empresa, o marketing educacional, sendo que a partir desses diferenciaispoderemos refletir a melhor exposição do potencial da instituição. “[...]marketing no setor educacional deixou de ser um elemento secundário e até desnecessário, na opinião de muitos dirigentes do setor, para se tornar uma preocupação essencial no conjunto da gestão educacional[...]” (BRAGA, Marcos Cobra Ryon,2004)
É uma forma de você abrir o leque de opções a se trabalhar, conhecer os novosramos que o Marketing pode abranger. Muito mais do que somos capazes de pensar ou estudar, e isso acrescenta sempre mais na nossa vida e na nossa área de trabalho.
A metodologia do trabalho foi baseada numa proposta de revisão bibliográfica, utilizando-se como fontes livros, Cd Room e sites de busca onde foram encontradas informações necessárias para compor este trabalho.
O segmento do trabalho...
tracking img