Marketing digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Desde a existência do ser humano passamos por várias eras. Atualmente ouvimos muito falar em revolução da informação e revolução tecnológica. Quer uma prova disso? É só olhar ao nosso redor para que seja possível identificar uma enorme quantidade de tecnologias inseridas no nosso cotidiano. O ambiente tecnológico sofre avanços e se desenvolve constantemente, estando cada vezmais presente na vida das pessoas; a internet é uma prova disso, assim como os celulares, são tecnologias que dependemos cada vez mais delas.
Segundo Cobra (2009, p. 407), “essa revolução tem acarretado inúmeras mudanças, não apenas no nosso cotidiano, mas na maneira de fazer negócios como um todo. A internet está se tornando a principal mídia”.
E como prova de tal afirmação tem-seo aumento constante e a presença das pessoas no ambiente virtual, trocando informações e experiências através de redes sociais, fotologs, sites de vídeos como o You Tube e buscando informações de produtos, serviços ou empresas através de sites de busca e blogs. Sob esta visão, Vaz (2010, p. 44) afirma que “(...) temos um número crescente e grande de internautas – pesquisas apontam números entre 40e 60 milhões”.
Possivelmente esse crescimento foi um dos fatores que fez com que empresas começassem a perceber a real necessidade de adaptarem-se a esse novo modelo de negócio. A grande rede de computadores passa a ser considerada rede de pessoas, um ambiente onde as pessoas se relacionam cada vez mais e trocam experiências. Essa necessidade de adaptação se dá devido à mudança de hábitodos consumidores, eles estão passando mais tempo na internet, não apenas para trocar experiências e informações, mas também para consumir uma gama, cada vez maior, de produtos e serviços.
Antes da interatividade oferecida pela nova web, a web 2.0 era preciso viajar kilômetros de estrada para chegar ao cliente e apresentar certo produto, ou ainda se fazia extremamente necessário um espaçofísico (loja física) para tal demonstração, hoje com essa dinâmica, flexibilidade e interatividade que a web 2.0 fornece, ficou mais fácil de fazer negócios. Determinadas viagens foram trocadas por envios e recebimentos de e-mails, onde quem está oferecendo o produto pode, de forma simples, enviar uma foto e trocar informações com o cliente através do Messenger, por exemplo, fechando negócios de formamais rápida, gerando, assim, uma nova maneira de se fazer negócios para as empresas.
Para Las Casas (2010, p. 42),


a expressão Web 2.0 surgiu em 2004 [...]. O termo dá significado às tecnologias da segunda geração da internet, na qual os usuários colaboram e compartilham informações por meio de comunidades e redes sociais. Mais do que colaborar, os usuários geramconteúdo de forma autônoma na rede, passando de uma atitude passiva na busca de informações para uma tendência de criação de informação.


Para Primo (2006, p.1),


A Web 2.0 é a segunda geração de serviços na rede, buscando ampliar as formas de produção cooperada e compartilhamento de informações online. Certamente a Web 2.0 tem um aspecto tecnológico fundamental”.Observa-se que essa nova maneira exigiu das empresas uma adaptação crescente, inclusive e principalmente no campo do marketing. Antes as mídias consideradas de massa como: TV, rádio, jornais e revistas, eram tidas como as preferidas para as empresas atingirem seu público alvo. Hoje as pessoas podem assistir programas de televisão, ler jornais e escutar músicas através da internet. Devido atal mudança de comportamento e consumo das pessoas, tais mídias já não causam tanto efeito como antes, devido ao aparecimento dessa nova geração, classificada como digital. Para Telles (2009, p. 21):


a geração digital quer mobilidade e interatividade (...), ou seja, a qualquer tempo, em qualquer lugar, sem problema. Para atingir essa geração, esqueça o horário nobre,...
tracking img