Marketing de vendas do vinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMERCIALIZAÇÃO DO VINHO NO BRASIL



1 RESUMO


O comércio do vinho vem aumentado muito nos últimos anos, dando emprego e oportunidade de vários negócios. Mas ao mesmo tempo que tem prosperado a comercialização dessa bebida, no Brasil existem vilões que tem tirado o sono dos empresários dessa área. Foram feitas pesquisas utilizando a prática simulada, com questionário respondido por umaVinícola e visita a uma Adega em Florianópolis, que mostrou a visão geral de um negócio muito lucrativo e ao mesmo tempo cheio de obstáculos. O marketing e a venda desse produto tem tido um grande crescimento, ainda mais que o consumo dessa bebida aumentou dentro das classes mais pobres. Mesmo assim, estamos longe de sermos um referencial nesse setor, não que os vinhos fabricados no Brasil percamem qualidade para os estrangeiros, mas pela própria cultura dos brasileiros que se acostumaram com outras bebidas, e ainda tem certas imposições para se deliciar com o vinho, principalmente no verão.


Palavras-chave: Comércio, Vinho, Marketing.



1 INTRODUÇÃO


As vinícolas de vinho fino estão em franco crescimento na região sul do Brasil, principalmente na última década. Com o setorde alimentos e bebidas em alta, existe um grande desempenho dentro da econômia brasileira. A valorização do setor agrícola na plantação e colheita de uvas e o destaque da região sul nesse segmento, gerou uma imensa modernização das vinícolas ocasionando o crescimento da fabricação de vinhos finos, produzidos com uvas viníferas.

Os tipos de uva podem ser divididos em 2 (dois) grupos principais:a) Vitis vinifera (vinhos finos) e b) Vitis labrusca (vinhos comuns). A uva vitis vinifera é cultivada principalmente em estados com temperatura mais fria, como é o caso do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na última década o mercado mundial do vinho sofreu grandes mudanças, e a principal causa é o desenvolvimento econômico de diversos países. Esse acontecimento se refletiu na produçãoagrícola do vinho e no marketing e vendas do mesmo. A economia do mundo inteiro se modificou para poder dominar essa demanda, causando elementos muito fortes para alavancar o poder de suas marcas, e se fixar como destaque nesse setor.

Silva e Avila (2007) mencionam que os países do Novo Mundo estão atualmente melhor posicionados para capitalizar as oportunidades criadas pela globalização da indústria edo vinho, ao passo que Espanha e Itália surgem como as melhores posicionadas nações do Velho Mundo.


Nos países europeus há pesquisas modernas sobre as gestões das vinícolas, enquanto que aqui no Brasil, apesar do crescimento de mais de 48% na produção de vinhos, são realizados poucos estudos sobre estratégias de marketing e empresariais. Existe uma questão cultural na Europa com relação aoconsumo do vinho, se consome muito e sempre em qualquer estação, e consequentemente a sua demanda é alta, enquanto que no Brasil ainda esta se amadurecendo o conceito de que vinho é para todos e não para poucos, e que em qualquer estação pode ser saboreado.


2 MARKETING E VENDAS

Todo produto ou serviço desde a fabrição até o consumidor final precisa, além do setor de produção, setores quese preocupem com o marketing e a venda deles. Com o vinho não é diferente, existem pessoas especializadas que se preocupam em convencer e vender este produto.

Mas o que é marketing, merchandising e venda?
Marketing - é o processo de comunicar um produto e/ou serviço com valor atrativo aos clientes, e convencê-los da compra.
Merchandising - é a criação de um cenário para o produto.Venda - é a comercialização (ato ou efeito de transferir um bem a outra pessoa mediante o pagamento de um preço estipulado) do produto e/ou serviço.

O cliente, alvo da venda, está mudando, sendo mais exigente em qualidade e preço. Kotler (2000, p. 49) diz:
“Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviço superiores, além de alguma customização. Eles percebem...
tracking img