Marketing de serviços

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

INTRODUÇÃO
 
Para os Portadores de Necessidades Especiais, hoje, organiza-se para a "igualdade de oportunidade de ensino", proporcionando ao aluno a integração e a inclusão (a evolução desses direitos são dispositivos legais de âmbito educacional).
A evolução desses direitos baseia-se em princípios diferentes do convencional, pois implica na aceitação dasdiferenças individuais valorização de cada pessoa, convivência dentro a diversidade humana, aprendizagem por meio de cooperação. A preocupação por uma escola inclusa e professores competentes são partes integrantes de outros movimentos sociais, que lutam pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A deficiência no Brasil é considerada: Pessoas portadoras de Deficiência; Pessoas comDeficiência.
Esse termo é genérico e se refere a todo segmento, independente do tipo de seqüela ou característica de deficiência.
Quando utilizamos o termo "Pessoas Portadoras de Deficiência" estamos nos referindo a cegos, surdos, paraplégicos, paralisados celebrais e outros, agrupados em áreas de deficiências físicas, sensoriais ou mentais.
Termos como: Aleijado, retardado mental, débil mental,anormal, mongol, mongolóide, embora ainda encontrados, são carregados de preconceitos e, portanto, contrários aos critérios dos técnicos; não admitimos. Geralmente se adota: Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Para aclarar melhor as diferentes deficiências, passaremos a definir uma a uma as principais áreas:
1 - Deficiência Sensorial se divide em "visual e auditiva".
Deficiência Visual- Se refere a uma perda total (use cegueira) ou parcial da visão.
Deficiência Auditiva - Se refere a uma perda total (use surdez) ou parcial da audição.
2 - Deficiência da Fala: Se refere a um padrão de fala limitada, ou dificultosa. Obs.: Os termos "mudo" ou "surdo – mudo " são incorretos, pois geralmente a dificuldade, de fala, no caso dos surdos, é uma conseqüência da falta de audição.
3 -Deficiência Mental: Se refere a um padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da média normal.
4 - Deficiência Física: Refere-se à perda da redução da capacidade motora. Um procedimento comum, embora equivocado, é referir as pessoas portadoras de deficiências em geral como deficientes físicos, desconsiderando – se as áreas sensoriais e mentais.
Engloba vários tipos de limitaçãomotora. Os principais são:
Paraplégica - Paralisia total ou parcial do corpo, comprometendo as funções dos braços e pernas, possuindo as mesmas causas da paraplegia.
Hemiplegia - Paralisia total ou parcial das funções de um lado do corpo, como conseqüência de lesões cerebrais causadas por enfermidade, golpe ou trauma.
Amputação - Falta total ou parcial de um ou mais membros do corpo.
5 – ParalisiaCerebral: Termo amplo para designar um grupo de limitações para designar um grupo de limitações psicomotoras resultantes de uma lesão no sistema nervoso central – geralmente os portadores de paralisia cerebral possuem movimentos involuntários, espasmos musculares repentinos, chamados espasticidade, que é também verificada em outros tipos, de deficiência, com menos intensidade.
O Portador de PCoferece diferentes níveis de comprometimento, dependendo da área da lesão cerebral. É impróprio considerar que uma pessoa P. C. também possui deficiência mental. Embora haja casos regulares ambas as deficiências não ocorrem ao mesmo tempo.
6 – Distúrbios de Comportamento: Criança que não ajusta social, psicologicamente aos padrões médios de comportamento socialmente estabelecido. Entre os váriosestigmas que criam à população, há uma tendência comum em considerar, por exemplo, "Deficiência" como o oposto de "Eficiência" – Um conceito cem por cento falso.
O oposto de eficiência é ineficiência, o que nos remete a outra avaliação fundamental: Uma deficiência deve ser compreendida como a falta de uma parte e não como a falta do todo.
Considerando também que a terminologia reflete a postura...
tracking img