Marketing de relacionamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: Me. TONNY KERLEY

MARKETING DE RELACIONAMENTOS

ALUNO:
NILSON IUREE CORRÊA SOUSA

TERESINA – PI

NILSON IUREE CORRÊA SOUSA

MARKETING DE RELACIONAMENTOS

TERESINA-PI
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO......................................................................................................... 042-DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 05
3- CONCLUSÂO.......................................................................................................... 07
4-TEXTO ADICIONAL.............................................................................................. . 08
5- REFERENCIASBIBLIOGRAFICAS..................................................................... 10

1- INTRODUÇÃO
No ambiente competitivo que impera no mercado consumidor atualmente, as organizações se vêem obrigadas a elaborar e programar diversas estratégias e métodos que possibilitem a elas demonstrarem potenciais diferenciais perante os seus públicos para que, dessa forma, possam superar seus concorrentes e se manterem competitivas em seusegmento de atuação. Essas estratégias muitas vezes proporcionadas por instrumentos fornecidos por áreas como o marketing, a logística e o planejamento podem ser direcionadas para vários aspectos relevantes em sua forma global de atuação: confecção e distribuição dos produtos, qualidade dos produtos e serviços, organização de produção e linha de montagem, planejamento interno, treinamento ecapacitação de recursos humanos, departamentalização, estratégias de mercado interno e externo, dentre outras.
Como KOTLER mesmo fala “Os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. São mais inteligentes, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores.” (KOTLER, 2000, p.69)

2-DESENVOLVIMENTO:
Asorganizações, em face dos grandes desafios mercadológicos enfrentados atualmente, recorrem a diversas ferramentas estratégicas que possam dotá-las de mais competitividade, tecnologia e poder de atuação em seu segmento de mercado.
O desafio da empresa é reativar clientes insatisfeitos por meio de estratégias de reconquista de clientes. Como a empresa conhece seus históricos, é freqüentemente mais fácil atrairex-clientes novamente do que encontrar novos. O maior desafio é transformar clientes defensores em parceiros, quando o cliente e a empresa trabalham ativamente em conjunto. (...) tornar um número maior de clientes fiéis aumenta a receita. Entretanto, a empresa tem que investir mais para construir maior fidelidade. (KOTLER, 2000, p.72)
O marketing de relacionamento precisa ser encarado como uminvestimento. Para gerenciar o relacionamento precisa investir. Talvez precise de novos sistemas de computação, treinar sua equipe de forma diferente, comunicação com o cliente precisa ser adequada.
Kotler explica que, em uma fase imediatamente seguinte, a entrada de novos produtos e de similares àqueles já existentes no mercado fez com que a concorrência entre as empresas se intensificasse e, comela, a disputa pelos clientes ficou maior. A diferenciação do mix de produtos, então, passou a ser uma forte estratégia empreendida por grandes fabricantes; os investimentos em publicidade e logística também aumentaram assustadoramente, mas a preocupação com os serviços de pós-venda ainda era tímida. O cliente ainda não era visto como o centro dos esforços empreendidos pelas organizações (KOTLER,2000).
Hoje, com a força dos meios de comunicação e tecnologia, as empresas conseguem buscar novos mercados com mais facilidade e mais agilidade, pois com essa rapidez de comunicar com o resto do mundo, a mídia ficou como uma teia entrelaçada. As organizações conseguem tirar proveito dessa situação para divulgar seus produtos e marcas, conquistando outros mercados, pois com a saturação do...
tracking img