Marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
Marketing de relacionamento: conceitos, tipos e características

Titulo:
A Importância do marketing de relacionamento
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é mostrar que o marketing de relacionamento pode ser utilizado nas empresas para fazer com que o seu alvo de vendas e de fidelização aos clientes seja atingido.

Justificativa:
Com o surgimento de blocos econômicos e osavanços tecnológicos, cada vez mais presentes, podemos dizer que todas as Empresas devem aperfeiçoar-se conforme as novidades diárias do mercado. Por isso mostraremos que o marketing de relacionamento é uma ferramenta que veio para somar se tornando necessária e praticamente obrigatória nas empresas atualmente.

Conceito:
Iniciado na década de 70, o estudo do Marketing de Relacionamento surgiu com apercepção da importância em se melhorar as transações comerciais entre empresas e clientes. O Marketing de Relacionamento se tornou fundamental para a interação bem-sucedida e de longo prazo na relação de troca comercial de produtos e serviços. Para o sucesso dessa interação, um longo e árduo caminho se desenvolve e necessita da participação de todos os colaboradores envolvidos, independente dahierarquia. (MCKENNA, 1993).

As organizações precisam prestar muita atenção na taxa de consumidores perdidos e tomar providências para reduzi-la, pois, de acordo com Kotler (1998, p.619), “o custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior que o custo de manutenção do atual consumidor.” Logo, é necessário muito esforço para induzir consumidores satisfeitos a abandonar seus fornecedoresatuais, situação que se agrava em mercados altamente competitivos.

Dias (2003, p.06) concorda com o conceito proposto por Kotler (1998, p.619) ao afirmar que “o marketing de relacionamento é um conceito (...) motivado por pesquisas que indicavam que conquistar um novo cliente custava em média, cinco vezes mais que reter um cliente”.

Gonçalves (2002) define o Marketing de Relacionamento como umaferramenta que tem o objetivo de aprimorar as relações entre os diversos públicos das organizações. O aprimoramento desse relacionamento visa o aprendizado organizacional em relação à forma da decisão de consumo, viabilizando o planejamento, posicionamento e execução de soluções.

Introdução:

O fenômeno da globalização trouxe um maior dinamismo ao mercado, tornando mais fácil o acesso àinformação e contribuindo para o aumento da concorrência.
O surgimento de blocos econômicos e os avanços tecnológicos, cada vez mais presentes, têm grande contribuição para esse fenômeno, que se traduz na redução de barreiras e no aumento da agilidade na comunicação, e faz com que as empresas tenham mercados em qualquer lugar do mundo. Já que os negócios estão mudando, o marketing também devemudar.
Entende-se hoje que o caminho para o sucesso está no fortalecimento dos relacionamentos com seus públicos, criando elos e rotinas que melhoram a imagem das empresas, aumentando a qualidade percebida e garantindo assim, a superação de suas tão desejadas metas comerciais e financeiras.
Aplicar os conceitos de marketing de relacionamento significa customizar os esforços de marketing através decomunicações direcionadas aos seus públicos. Não somente clientes, mas também aos públicos internos, fornecedores, intermediários e multiplicadores.
Esse trabalho demonstra a importância do marketing de relacionamento nas empresas, pois desempenhando o relacionamento se conquista objetivos.

Tipos:

Muitas empresas vêm buscando melhorar o marketing de relacionamento com seus clientes, atravésde canais de comunicações como telemarketing. Com base em dado interno de compras anteriores de clientes e um bom estoque disponível.
Dependendo da localização geográfica onde a demanda é maior, as organizações podem ofertar seus produtos através do telemarketing, é um contato direto entre consumidor e empresa que contribui para diminuir custos com outros comerciais
(KOTLER, 2008).
Via...
tracking img