Marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de CRM APEX-BRASIL

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-BRASIL tem a responsabilidade de ser a condutora de ações de promoção comercial do Brasil, cumprindo a função de inserir mais empresas brasileiras no mercado internacional, diversificar a pauta dos produtos exportados, aumentar o volume vendido e abrir novos mercados, além de consolidar os atuais.

AAgência também trabalha para atrair investimentos estrangeiros diretos e promover a formação de joint ventures no país.

A APEX-BRASIL é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cujo titular preside o Conselho Diretor da Agência. Atua por meio de parceria com entidades representativas de setores da economia nacional. Isto é, a base do trabalho é a cooperação entreGoverno, entidades setoriais e empresas, com o foco na execução da melhor estratégia para a promoção dos produtos e serviços brasileiros no exterior
São de competência da APEX-BRASIL:
•Identificar vocações produtivas regionais.
•Fortalecer as entidades de classe.
•Realizar estudos e prospecções de mercado.
•Firmar acordos de cooperação com redes internacionais.
•Realizar grandes eventos,tendo o Brasil como tema.
•Inserir novas empresas no mercado internacional.
•Promover encontros de negócios com importadores.
•Executar/coordenar eventos internacionais (missões comerciais, feiras, road shows).
•Promover a imagem do Brasil no exterior.
•Participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior.
O Desafio

A APEX-BRASIL tem o compromisso institucional,definido em seu planejamento estratégico, de ampliar e consolidar o relacionamento com instituições e clientes. O relacionamento da APEX-BRASIL com seus clientes, parceiros e públicos de interesse (empresas e instituições), ocorre de forma dispersa, pouco sistematizada, heterogênea, descontínua e com foco difuso. São fatores negativos que, em conseqüência, poderiam dar origem à inconsistência dasinformações, impactando na credibilidade da instituição.

Outro fator restritivo é que, visando ao atendimento do maior número possível de empresas, a APEX-BRASIL adotou como principal estratégia apoiar as empresas por meio dos Projetos Setoriais Integrados, executados em parceria com entidades setoriais e de classe. A estratégia adotada mostrou-se eficaz, pois proporcionou à Agência, apesar deseu tamanho reduzido, atender um expressivo número de empresas brasileiras. Entretanto, essa estratégia restringiu o relacionamento da Agência às entidades setoriais e de classe, gerando um distanciamento entre a APEX-BRASIL e seus clientes finais e, consequentemente, o desconhecimento por parte da Agência de características, necessidades e anseios das empresas apoiadas por suas ações.Objetivo do Projeto de CRM

A implementação do conceito e tecnologia de customer relationship management (crm), com o principal objetivo de sistematizar os processos de atendimento ao público externo e criar uma infra-estrutura tecnológica e operacional para dar suporte a esse processo de relacionamento e permitir à APEX-BRASIL: intensificar o relacionamento com seus clientes finais (as empresasexportadoras e potencialmente exportadoras), gerar uma base de dados qualificada que armazene o histórico desse relacionamento e, consequentemente, um amplo conhecimento por parte da Agência do perfil e das necessidades dessas empresas.
Para desta forma, construir relações de alto valor com os clientes finais, a partir da atuação nos momentos certos do ciclo de vida destes e retornos das ações demarketing; contemplando também a definição de processos de marketing e campanhas de fidelização, retenção e conquista de novos clientes, além de integrar os canais de relacionamento – contact center e site.

Escopo do Projeto

A Bretzke Marketing de Relacionamento concebeu e especificou o Sistema de CRM - Customer Relationship Management, junto com a equipe da APEX-BRASIL, transferindo know-how...
tracking img