Marketing de relacionamento na moda para micro e pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DE RELACIONAMENTO NA MODA
PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESA








AMANDA ALMEIDA LIMA DE PAULA




RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo estudar a fundo o marketing de relacionamento e como uma grande empresa de moda utiliza, de uma forma exitosa, essa ferramenta pouco usada, para obter mais clientes e possíveis lucros e a partir daí propor umplano, de custo reduzido, para micro e pequenas empresas de varejo de moda, e que buscam além de um crescimento para seu negócio, um diferencial. O plano proposto não tem uma público definido, portanto cada loja deve seguir o plano adaptando algumas informações de acordo com o público alvo.

Abstract

This work aims to study sink marketing relationship and as a major fashion company uses,in a successful, this little tool used to get more customers and potential profits and from there to propose a plan, reduced cost, micro and small enterprises in fashion retail, and look beyond a growth for your business, a differential. The proposed plan does not have a defined audience, so each store must follow the plan adapting some information in accordance with the target audience.Introdução

O varejo, em geral, é um setor que se caracteriza pela sua alta competitividade e dinamismo que vem se tornando cada vez mais forte, com a entrada de novos concorrentes no mercado nacional e internacional.
Ao analisar o mercado nacional, em especial as micro e pequenas empresas, nota-se que nenhum varejista se diferencia, os clientes podem escolher um mesmo produto dentro de um mundo demarcas e a comparação entre elas, é praticamente inevitável. Já não basta oferecer produtos de qualidade ou prestar bons serviços para se manter no mercado. Surge então, um poderoso instrumento que ainda é pouco explorado no varejo nacional, o Marketing de Relacionamento.
A proposta desse artigo é analisar uma grande empresa que pratica ações de relacionamento e com base nela, propor um modelode comunicação dentro do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas e, consequentemente, gerar vantagem competitiva.

Palavras-chave
Varejo
Micro e pequenas empresas
Marketing de relacionamento

1. Referencial histórico

Neste item são abordadas as principais informações sobre micro e pequenas empresas, dentro do cenário brasileiro e o perfil do empreendedor individual.Na seqüência, é analisado o conceito essencial do marketing de relacionamento e como uma grande empresa, explora essa ferramenta.

2.1 Perfil do Empreendedor Individual

É impossível falar de Micro e Pequenas Empresas sem falar do micro empreendedor individual, que foi instituído em 2008 visando trazer formalidade para milhões de empreendedores que ainda continuavam a margem dasociedade. O Brasil, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, em 2011, é apontado como o décimo país mais empreendedor do mundo.
Para entender melhor esse empreendedor, foi traçado o seu perfil através do estudo realizado pelo Sebrae.
Uma das maiores revelações desse perfil é o fato de que, na média, eles são mais escolarizados do que a média brasileira, o que nos faz pensar que os empreendedoresmais informados se registraram e que ainda há uma grande quantidade de empreendedores menos escolarizados que não se formalizaram. De todo o modo uma coisa a pesquisa pode nos afirmar, 87% desses empreendedores individuais desejam transformar seu negócio em uma micro empresa que se caracteriza por uma receita bruta anual, igual ou inferior a trezentos e sessenta mil reais e assim sucessivamente.
Dototal de micro empreendedores no Brasil, segundo o Sebrae, 55% são homens e 45% mulheres. (Gráfico 1). Esses dados comparados ao da divisão de gêneros dos microempresários, mostram que a participação das mulheres é bem menor.

A faixa etária que possui mais empreendedor individual é a de 30 a 39 anos, que significa 33% do total desses empreendedores. (Gráfico 2). O mesmo não acontece quando...
tracking img