Marketing de relacionamento fiat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fiat valoriza marketing e relacionamento na internet

Ouvir, entender e atender o consumidor é um pressuposto de marketing e vendas em todas as empresas. A Fiat também procura entender e tirar o melhor proveito desta dinâmica, muitas vezes ampliada pela internet. Esta é a orientação de João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing, um entusiasta da internet e dos blogs.
Desde 2009 aFIAT tem investido muito mais em mídias digitais. A empresa continuou a ter investimentos em todas as ferramentas de marketing, porém a porcentagem cresceu para o digital. Não só por 2009 ter sido um ano de apertos nos cintos, mas porque a FIAT acreditou que o digital era um caminho sem volta. E com certeza eles acertaram o alvo!!!
A Fiat já investia há alguns anos em inovação nacomunicação, principalmente com o marketing digital. Teve experiências interessantes como o cinema interativo para o lançamento do Idea Adventure, depois o lançamento do Punto pelo mobile, entre outros. A inovação é um atributo forte da marca Fiat e de seus produtos e a internet transfere valor para este posicionamento. Mais ainda segundo a direção de marketing da FIAT, a internet possibilita ajustesimediatos na comunicação e tem um retorno de resultados muito claro.
Em época de mudanças no cenário econômico mundial, onde os investimentos foram e continuam altamente avaliados e pensados, as empresas querem e optam por ferramentas de marketing que possibilitam aferir o resultado com mais precisão. A montadora se preocupa em perceber quando uma campanha ou uma ação está indo para um caminho quenão planejaram, podem no mesmo momento enxergar na hora esses “fatores não previstos” e acertar os rumos por meio da utilização da internet. Estas ferramentas também são importantes para monitorar o cliente nos sites da empresa. São feitas análises como, quanto tempo o cliente entra e navega nos sites da Fiat, onde ele está indo, quando sai etc. São medidas importantes para podermos captar,conquistar e fidelizar o cliente.
Por exemplo, na parte do “Monte o seu Carro”, a FIAT tem ferramentas de análise para saber o momento em que ele está pronto para receber uma proposta de compra do veículo que está montando na internet. Desta forma, eles podem ir atrás do consumidor e fazer algo para efetivar a compra. Centenas de carros são vendidos graças a este monitoramento e ações pró-ativas.O consumidor sempre teve o poder de escolha em suas mãos. A diferença é que, com o digital, ele não só escolhe o produto que quer comprar, que prefere, mas também diz para todo o mundo. Antes, ele falava para uma dúzia de amigos e parentes. Hoje, ele pode montar um blog ou participar de um fórum, elogiando ou não um produto ou uma marca, para milhares de pessoas em todo o mundo.
Oque as empresas precisam entender é tirar o melhor proveito desta dinâmica. Não é necessário fazer focus group para detectar o que o consumidor quer. Por que não conversar com ele diretamente pela internet? E aprender a ouvir, considerar e, se possível, atender o consumidor. É preciso sair do escritório e falar de igual para igual com o seu consumidor ou potencial consumidor. Assim, a chance deconquistá-lo é muito maior.
A Fiat faz merchandising em grandes programas de televisão, como novelas e Big Brother. Esse tipo de comunicação traz, estas ações pontuais fazem parte de uma estratégia maior que engloba muitas ferramentas de marketing. Cada vez mais a propaganda não trabalha sozinha. Com isso a FIAT faz uma comunicação integrada tendo como objetivo alcançar o coração de seupúblico em qualquer lugar que ele esteja. Pode ser assistindo a uma novela ou em um blog, ou em um evento, ou no cinema.
Esta inserção do produto/marca, porém, deve estar contextualizada para justamente gerar o interesse e a percepção do consumidor. Por exemplo, na primeira cena do filme Ensaio sobre a Cegueira aparece um Fiat Linea. O Big Brother é um grande espaço para lançamento de carros...
tracking img